Veja 05 motivos para investir em treinamento e desenvolvimento na empresa

O mercado de trabalho atual se tornou completamente globalizado, as empresas têm concorrência não apenas com aquelas próximas fisicamente, mas com organizações em qualquer lugar do mundo, com ferramentas como a internet, que possibilitam a comunicação de forma facilitada e rápida, a competição de produtos e serviços se tornou muito mais acirrada, ou seja, fazer o óbvio deixa as organizações fora do mercado concorrente, sendo assim, é ai que o treinamento e desenvolvimento no ambiente corporativo pode ser considerado um conjunto de práticas organizacionais, delineadas para gerar aprendizagens, tendendo a causar progresso no desempenho e crescimento pessoal.

1.Eleva o nível de conhecimento dos participantes

Os programas de treinamento e desenvolvimento em geral podem ser resumidos em uma única palavra: aprendizagem. Os objetivos podem até abranger outras vertentes como maior interação entre a equipe, melhoria na comunicação, dentre outros, porém o maior desafio daqueles que ministram o treinamento é o de transmitir conhecimentos úteis para os participantes.

2. Alinha o colaborador com a Missão/Visão e Valores organizacionais

O treinamento e desenvolvimento é considerado uma forma de desenvolver competências nos indivíduos com o intuito de se tornarem pessoas mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de fornecer maior alinhamento com a missão, visão e valores da empresa e se tornarem cada vez mais valiosas.

3. Prepara os indivíduos para assumir mais responsabilidades

O papel do treinamento e desenvolvimento é desenvolver novas competências no trabalhador, demonstrando uma melhoria significativa em seu desempenho e produtividade dentro da empresa, aumentando seu nível técnico e comportamental lhe trazendo possibilidade de assumir atividades e responsabilidades de maior complexidade e cargos com elevado nível de responsabilidade.

4. Fortalece a interação e comunicação continuamente

O treinamento e desenvolvimento surge para vivenciar o contexto da troca de experiências e não apenas para evoluir conhecimentos dentro de uma sala fechada. As empresas que priorizam o aprendizado, tem seus colaboradores sendo estimulados em diversos aspectos em seus como criatividade e senso crítico, resultando em maior eficácia na entrega do produto e/ou serviço.

5. Aumenta as vantagens competitivas frente ao mercado

investir em programas de treinamento e desenvolvimento, se tornou uma forma das organizações atuais terem vantagens competitivas, já que percebeu-se que profissionais mais treinados se tornam mais preparados para desempenharem suas atividades da melhor forma possível, elevando sua produção e cooperando para que a organização alcance lucro e metas propostas, ao mesmo tempo em que os desenvolvem tanto individualmente como profissionalmente, colaborando também para a sociedade como um todo.

É importante que o processo de treinamento não seja encarado como um programa de fornecimento de cursos e informações soltas, ele é um sistema muito mais complexo e necessita ser extremamente bem planejado e avaliado previamente para se ter garantia do sucesso buscado.

Por: Audrey Faria – Psicologa, Consultora de RH