Qual o papel do Business Partner nas empresas

Você sabe o que é um Business Partner? Sabe onde e como ele atua? Pois bem, o Business Partner é um consultor interno de Recursos Humanos.

As organizações são feitas por pessoas e para pessoas. No meio desse processo existe o setor de Gestão de Pessoas, que é responsável pelos trâmites entre empresa e funcionário.

Com o tempo, o setor evoluiu para uma gestão de pessoas e o passo seguinte foi o aparecimento do business partner.

A presença desse profissional, também chamado de parceiro de negócios, representa um modelo diferenciado de gestão de RH. Com ele o setor trabalha de forma dinâmica, indo além das resoluções burocráticas relacionadas a pagamentos e contratações.

Essencialmente, o papel de um Business Partner consiste em deter o conhecimento sobre os processos de gestão de pessoas na organização e também sobre negócios para que seja possível elaborar estratégias de alinhamento entre os dois focos e gerar resultados mais eficientes para o todo.

Veja também: 5 Questões fundamentais para iniciar o Planejamento Estratégico

Ele deve ser capaz de manter o equilíbrio nas relações entre especialistas de cada setor e executores dos processos, bem como conselheiro do executivo para gerar a facilitação e bom andamento da dinâmica empresarial.

Com esse modelo de gestão, a organização acaba tendo um consultor interno – o business partner – que vai conciliar os interesses dos funcionários com os dos clientes para que o negócio empresarial se desenvolva.

Veja as principais atividades da função:

Definir estratégias

A ideia é alinhar as necessidades do setor de recursos humanos com o objetivo maior que é o da empresa. Contratações, férias, qualificação, plano de carreira, salários, tudo é negociado com gestores e colaboradores.

Capacitar

Enquanto acompanha o desenvolvimento de cada setor, o business partner consegue perceber falhas de produtividade, técnicas ou de outro aspecto e sinalizar o gestor. A partir de então são elaborados treinamentos específicos ou realizados cursos de capacitação.

Mediar conflitos

Talvez a função mais importante do parceiro seja equilibrar as necessidades que envolvem as expectativas dos funcionários com a estratégia de negócios da empresa. Sendo assim, o profissional precisa conversar com executivos e equipes, tentando encontrar uma alternativa satisfatória para ambos.

Antecipar acontecimentos

Trabalhar com estratégias significa prever problemas futuros com base na análise do presente. O business partner precisa entender profundamente o negócio da empresa na qual atua e estar sempre em contato com os funcionários. Só assim ele pode perceber pequenos problemas e indicar a necessidade de mudanças.

Pelas suas características e habilidades, o business partner é um consultor interno que busca integrar os colaboradores em prol do crescimento da empresa.

Atento ao desenvolvimento dos funcionários e relacionando a atuação desses com os interesses das companhias, o profissional oferece feedback e propõe mudanças.

Hoje o business partner já aparece em grandes companhias. No futuro, a probabilidade é ele ser figura imprescindível na grande maioria das empresas.

Os desafios de ser Business Partner

Para ser um bom business partner é preciso superar cinco desafios principais:

Realizar

Mais do que desenvolver planos, o business partner deve ser capaz de coloca-los em prática, assim definindo as ações organizacionais necessárias para que se concretizem.

Gerar satisfação

Atender plenamente os diversos públicos de uma organização – investidores, consumidores e funcionários – para gerar um equilíbrio empresarial é função do business partner.

Planejar

Promover um planejamento integrado para alinhar o plano de RH ao empresarial também é papel do business partner, buscando sempre resultados que privilegiem o todo.

Prever riscos

Mais do que simplesmente mapear fatores de riscos, o business partner deve checar o impacto de ações isoladas na estratégia organizacional de forma geral.

Capacitar

Montar uma equipe qualificada para disseminar as estratégicas que serão aplicadas na empresa é essencial para o sucesso do projeto e das ações de um business partner.

Em busca desses benefícios, as novas gerações de líderes de RH têm sido treinadas para ir além das fronteiras do seu departamento para trazer grandes benefícios. E sua empresa, tem um business partner? Se ainda não tem, a Time Consultoria em RH pode lhe apoiar nisso. Nos consulte.

Por: Audrey Faria – Psicóloga e Consultora de RH

Fontes:

JRM Coaching

– Catho

– Exame e Você RH