Entenda porque a Gestão por Competências tem ganho cada vez mais adeptos nas organizações com gestão modernizada
Diante de um cenário de mudanças constantes e, de processos e produtos igualitários, as pessoas, seus conhecimentos e suas competências passam a ser a base principal da empresa.
O mercado está buscando pessoas comprometidas e isso está cada vez mais difícil.
Em contrapartida, a oferta está cada vez mais igualitária e isso praticamente “exige” que os modelos de trabalho sejam cada vez mais eficientes e eficazes.
Primeiro de tudo, ter uma equipe alinhada com a visão estratégica da empresa faz com que a engrenagem da entrega de serviço aconteça mais rapidamente.
Diante disso, os colaboradores deixam de ser “recursos” para serem considerados seres dotados de habilidades, conhecimentos, atitudes, sentimentos, emoções, aspirações, etc.
Ademais, a Gestão por Competências não é só uma forma de administrar, antes de tudo é um meio eficaz de desenvolver os talentos na empresa, menos subjetiva e mais direcionada.
Objetivo:
Inicialmente a gestão por competências é uma forma de orientar as ações das pessoas para construir uma organização eficaz, ou seja, traça metas em conjunto com planos de ação.
Diante disso, ao negligenciar este tema, a empresa está abrindo mão de se tornar mais competitiva e de, inclusive, definir com clareza sua área de atuação mais forte no mercado.
Por quê a Gestão por Competências:
- Certamente a ferramenta busca uma excelência na gestão de pessoas, consequentemente retirando a subjetividade, portanto mais objetivo e mensurável;
- Acima de tudo é possível através dela, identificar o potencial, o estilo, a dinâmica e os resultados que podem ser esperados das pessoas pelo projeto;
- As competências estão quase todas localizadas nas pessoas que atuam nas organizações.
Metodologia:
- Mapear as competências organizacionais de uma empresa;
- Identificar as competências necessárias para a execução de uma tarefa específica;
- Identificar as competências que o colaborador possui;
- Fazer o cruzamento das informações apuradas, identificando o gap de treinamento e o desenvolvimento necessário para o funcionário – Ferramentas de RH – Avaliação de desempenho por competências, Recrutamento e Seleção, Descrição de Cargos, Remuneração Variável, dentre outros.
Vantagens:
- Aprimorar as equipes orientando-as pelas competências necessárias aos diversos postos de trabalho;
- Identificar os pontos de insuficiência, permitindo intervenções de retorno garantido para a organização – GAPS
- Gerenciar o desempenho com base em critérios mensuráveis, que podem ser observados diretamente
- Aumentar a produtividade e maximizar os resultados.
- Mobilizar as equipes para assumirem a responsabilidade pelo próprio autodesenvolvimento, transformando o processo em uma situação ganha-ganha;
- Reduzir gastos desnecessários de tempo e recursos. Afinal, evita-se que gerentes e colaboradores percam tempo em programas de treinamento que nada têm a ver com as necessidades da organização, e que não atendem às exigências dos postos de trabalho.
A Time consultoria tem uma metodologia para implantação. Entre em contato conosco.
Por: Time Consultoria em Gestão de Pessoas