Dicas para elevar seu desempenho no processo seletivo

Os entrevistadores nas empresas avaliam o candidato desde a forma que ele encaminha o seu perfil para participar do processo seletivo até o momento que entra em contato para passar que o mesmo foi aprovado.

Muitos candidatos excelentes estão sendo eliminados na entrevista de emprego justamente devido à falta de amadurecimento humano, pois não compreendem que a imagem profissional não está apenas ligada ao momento da entrevista.

No contexto do processo seletivo, passar credibilidade, educação e confiança é fundamental.

Veja algumas dicas para elevar seu desempenho e aumentar as chances de ser contratado:

  1. Conheça Melhor a Si Mesmo

Estar preparado para o processo seletivo é o primeiro passo para se destacar, e isso é percebido quando o candidato é perguntado sobre si mesmo.

Durante vários momentos o entrevistador vai fazer perguntas pessoais inesperadas para poder verificar o nível de autoconhecimento do candidato.

Quais são os seus principais defeitos? Quais são as suas principais qualidades? O que você tem feito para melhorar os seus defeitos? Muita gente não consegue responder estas perguntas… (principalmente quando falamos de defeitos).

Procure se conhecer melhor, elabore uma lista por escrito (registrar aumenta a força do exercício) das suas qualidades e defeitos. Leia com atenção esta lista e procure enumerar algumas coisas com as quais você está insatisfeito e que pode ajudar a amenizar seus defeitos. Procure mudar, procure compensar os seus defeitos. Os avaliadores no momento da entrevista de emprego valorizam muito quem conhece bem seus defeitos e que toma atitudes verdadeiras para melhorá-los.

Veja também: 6 sinais de que você passou na entrevista de emprego

2. Conheça Plenamente a Empresa

Além dos exercícios de autoconhecimento acima, procure também conhecer muito bem a empresa a qual você está se candidatando a trabalhar. Procure conhecer a cultura da empresa, se é uma empresa tradicional, se é uma empresa inovadora, busque saber se a empresa tem o seu perfil.

Além de prover informações que podem ser usadas no momento da entrevista de emprego, conhecer bem a vaga e a empresa para a qual você se candidata pode evitar falsas esperanças ou até mesmo decepções. Realize uma boa pesquisa sobre a empresa a qual você pretende trabalhar, pesquise referências, notícias, se possível converse com alguém que já trabalha na empresa.

3. Produza uma Lista de Perguntas e Respostas para a sua Entrevista de Emprego

Antes de participar do processo seletivo, procure fazer uma lista de todas as perguntas que você considera que podem aparecer na sua entrevista e que você não sabe bem o que responder.

Planeje em linhas gerais para suas respostas e deixe tudo anotado para ler depois.

Por que você quer trabalhar na nossa empresa? Você sabe trabalhar em equipe? Você tem experiência em liderança? Examine bem todas as possibilidades de perguntas que podem aparecer para você durante a entrevista e produza as melhores respostas (respostas sinceras, mentiras são facilmente pegas pelos entrevistadores!) que você puder.

No caso, a proposta não é decorar ou algo do tipo, a proposta é organizar o seu raciocínio, preparar melhor uma linha de pensamento para poder expô-la com mais clareza no momento da entrevista.

Por: Audrey Faria – Psicóloga/Consultora de RH/Sócia da Time Consultoria