Depressão no trabalho

Como lidar com a depressão no ambiente de trabalho

A depressão no ambiente de trabalho é uma das principais causas de incapacidade no trabalho.

Embora um aspecto importante da recuperação da doença seja continuar a participar das atividades diárias normais tanto quanto possível, condições de estresse e ansiedade nesse ambiente podem influenciar de forma negativa o quadro depressivo.

Claramente, existem alguns fatores que não auxiliam em nada a recuperação do profissional, como:

  • Discriminação ou assédio no emprego;
  • Relacionamento hostil entre chefes e funcionários;
  • Trabalho com muitas demandas e pressão, que estimula a competitividade ou que atrapalha a vida pessoal;
  • Insegurança no cargo prejudica o desempenho, especialmente durante tempos econômicos difíceis.

A depressão no ambiente de trabalho pode causar lentidão, dificuldade de concentração e de memória.

Porém, como as doenças psiquiátricas ainda são um tabu em alguns ambientes profissionais, muitos funcionários preferem esconder o problema por medo da incompreensão dos chefes e colegas.

De fato, muitas empresas ainda não reconhecem a gravidade do distúrbio e tendem a enxergá-lo como uma tristeza passageira ou mesmo falta de interesse.

Se você tem depressão, é primordial estar sob tratamento adequado.

Além disso, se você está trabalhando, considere adotar as seguintes estratégias para facilitar seu desempenho:

Coloque sua saúde em primeiro lugar

Mesmo em dias atribulados, seu bem-estar não deve estar em segundo plano. Tente fazer pausas para caminhar por alguns minutos.

Saiba reconhecer os sintomas do seu problema e como lidar com eles se aparecerem durante o expediente.

Não se cobre demais

Saiba reconhecer seus próprios progressos e limitações e lembre-se que problemas são inevitáveis em qualquer emprego.

Nos dias em que o trabalho pesar, tente focar nos aspectos positivos da sua função.

Mais do que as razões financeiras, trabalhar é importante para sua autoestima.

Defina metas

Organizar bem sua agenda profissional é fundamental, assumindo compromissos com prazos possíveis.

Faça listas do que você precisa priorizar e mantenha sua mesa e arquivos organizados.

Peça ajuda – é sua decisão contar ao seu empregador sobre a depressão. Mas, se você se sentir sobrecarregado, peça ajuda a um colega ou converse com seu supervisor.

Fonte: Pfizer

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