A depressão no ambiente de trabalho é uma das principais causas de incapacidade no trabalho.
Embora um aspecto importante da recuperação da doença seja continuar a participar das atividades diárias normais tanto quanto possível, condições de estresse e ansiedade nesse ambiente podem influenciar de forma negativa o quadro depressivo.
Claramente, existem alguns fatores que não auxiliam em nada a recuperação do profissional, como:
- Discriminação ou assédio no emprego;
- Relacionamento hostil entre chefes e funcionários;
- Trabalho com muitas demandas e pressão, que estimula a competitividade ou que atrapalha a vida pessoal;
- Insegurança no cargo prejudica o desempenho, especialmente durante tempos econômicos difíceis.
A depressão no ambiente de trabalho pode causar lentidão, dificuldade de concentração e de memória.
Porém, como as doenças psiquiátricas ainda são um tabu em alguns ambientes profissionais, muitos funcionários preferem esconder o problema por medo da incompreensão dos chefes e colegas.
De fato, muitas empresas ainda não reconhecem a gravidade do distúrbio e tendem a enxergá-lo como uma tristeza passageira ou mesmo falta de interesse.
Se você tem depressão, é primordial estar sob tratamento adequado.
Além disso, se você está trabalhando, considere adotar as seguintes estratégias para facilitar seu desempenho:
Coloque sua saúde em primeiro lugar
Mesmo em dias atribulados, seu bem-estar não deve estar em segundo plano. Tente fazer pausas para caminhar por alguns minutos.
Saiba reconhecer os sintomas do seu problema e como lidar com eles se aparecerem durante o expediente.
Não se cobre demais
Saiba reconhecer seus próprios progressos e limitações e lembre-se que problemas são inevitáveis em qualquer emprego.
Nos dias em que o trabalho pesar, tente focar nos aspectos positivos da sua função.
Mais do que as razões financeiras, trabalhar é importante para sua autoestima.
Defina metas
Organizar bem sua agenda profissional é fundamental, assumindo compromissos com prazos possíveis.
Faça listas do que você precisa priorizar e mantenha sua mesa e arquivos organizados.
Peça ajuda – é sua decisão contar ao seu empregador sobre a depressão. Mas, se você se sentir sobrecarregado, peça ajuda a um colega ou converse com seu supervisor.
Fonte: Pfizer