Como Ter Atitude Pode Mudar sua Vida

Atitude é um impulso que nos leva a tomar uma decisão em momentos inesperados, um sentimento interior que se expressa pelo comportamento exterior.

Atitude é tudo?

É ilusória a promessa de que atitude é tudo. Se você acredita que atitude é tudo, isso de fato pode mais machucá-lo do que ajudá-lo. Vamos pensar: O que separa um bom cantor de um mau? Ou qualquer pessoa pode se tornar um desenhista? Ou um ator?

Existe algo que vem antes da atitude que é o talento, facilidade em realizar algo, isso parte do pressuposto de herança genética, personalidade, etc. Porém mesmo com talento, se você não tem atitude para se apropriar dessa habilidade, você pode nem descobrir determinada possibilidade de ter sucesso nesta área da vida.

De onde vem a atitude?

  1. PERSONALIDADE – QUEM É VOCÊ

Seu tipo de personalidade — seu “jeitão” natural — impacta sua atitude. Isso não quer dizer que você esteja preso à sua personalidade, não está. Mas sua atitude certamente sofre o impacto dela.

  1. AMBIENTE – QUEM ESTÁ À SUA VOLTA

Talvez seja difícil prever exatamente o que acontecerá com a atitude de uma pessoa se você considerar apenas o ambiente em que ela viveu os primeiros anos de sua vida; contudo, você pode ter certeza de que ele causou um impacto de algum tipo.

  1. A EXPRESSÃO DOS OUTROS – O QUE VOCÊ SENTE

Muitas vezes, as mágoas que levam as pessoas a reagir de forma exagerada são fruto de palavras negativas que ouviram de outros.

De igual modo, palavras positivas podem ter um impacto sobre a atitude de uma pessoa.

  1. AUTO-IMACEM – COMO VOCÊ SE VÊ

Uma auto-imagem deficiente e atitudes medíocres muitas vezes andam de mãos dadas. E difícil ver algo positivo no mundo se você se vê de modo negativo.

  1. EXPOR-SE A OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO – o QUE VOCÊ EXPERIMENTA

Nem todas as oportunidades de crescimento que as pessoas experimentam são iguais.

  1. CERCAR-SE DE COLEGAS – COM QUEM VOCÊ ANDA

É verdade que você começa a se parecer com as pessoas com quem passa muito tempo.

  1. CRENÇAS – O QUE VOCÊ PENSA

O que mais molda e sustenta sua atitude hoje? Os seus pensamentos. Todo pensamento que você tem molda sua vida.

  1. ESCOLHAS – O QUE VOCÊ FAZ

Quanto mais você vive, mais sua vida é moldada por suas escolhas.

Para mudar sua vida, você deve optar por assumir a responsabilidade por sua atitude e fazer o possível para que a sua escolha dê certo. Sua atitude realmente pode vir a fazer diferença. Depende de você.

Veja também: Ter um trabalho ruim é pior para a saúde do que estar desempregado

O que a Atitude não pode fazer?

Se você acreditar que somente um sonho pode trazer sucesso, irá se frustrar.

Há muitas pessoas que têm uma ótima atitude, mas não são bem-sucedidas. Quando todas as outras coisas são iguais, a atitude pode fazer diferença, mas ela sozinha não faz isso.

Quando a atitude não pode fazer diferença?

A atitude faz diferença. É algo a mais. Traz vantagem. É algo que soma, mas não substitui.

  1. ATITUDE NÃO PODE SUBSTITUIR A COMPETÊNCIA:
  • Algumas pessoas parecem confundir confiança, que é uma função da atitude, com competência, que é uma função da habilidade.
  • Se você achar que pode fazer algo, isso é confiança. Se puder fazê-lo, isso é competência. As duas coisas são necessárias para o sucesso.
  • Uma ótima atitude pode ajudá-lo como pessoa. Mas não pode ajudá-lo em termos de posição.
  1. ATITUDE NÃO PODE SUBSTITUIR A EXPERIÊNCIA
  2. ATITUDE NÃO PODE MUDAR OS FATOS
  3. ATITUDE NÃO PODE SUBSTITUIR O CRESCIMENTO PESSOAL
  • Nada pode substituir o aprendizado contínuo. Você precisa alimentar sua mente e sua alma para tornar-se a pessoa que deseja ser.
  1. A ATITUDE NÃO FICA BOA AUTOMATICAMENTE
  • Para se preencher de atitudes positivas, isso requer treinos constantes, paradas para compreender sentimentos e raciocínio lógico para lidar com as situações.

Quando a atitude pode fazer diferença?

 

Uma atitude positiva é uma qualidade diária em quase todos os sentidos. Ela não só ajuda a resolver problemas pequenos como também fornece um instrumental poderoso que pode ser útil por toda a sua vida.

“Atitude é importante. É tão importante que ela realmente faz diferença. Ela não é tudo, mas é uma coisa que pode fazer diferença em sua vida”.

Por: Audrey Faria – Psicologa, Coaching de carreira e consultora na área de RH há mais de 10 anos.