Clima Organizacional – O que é e como fazer

Clima Organizacional é o sentimento que se expressa por todos na empresa em um momento ou determinado período.

Ele pode ser positivo ou negativo e reflete basicamente as atitudes e virtudes do comando da empresa, o ambiente dos companheiros de trabalho, as ações governamentais, a concorrência e o desenvolvimento dos produtos frente ao mercado.

Diversas empresas sucumbiram por falta de bom entendimento entre seus clientes internos, porém outras avançaram rapidamente quando atingiram um alto grau de satisfação entre seus colaboradores, por isso investir no conhecimento do Clima Organizacional em tempo real é uma estratégia que tem sido bem utilizada.

A pesquisa de Clima Organizacional é uma forma estruturada de apurar o nível de satisfação dos colaboradores, através de mecanismo neutro – não influenciável.

  1. Por que fazer:

Primeiro de tudo, através da ferramenta é possível garantir que as ações implementadas sejam compatíveis com as expectativas dos colaboradores além dos planos organizacionais, otimizando os investimentos no setor.

Como resultado é possível, criar um clima de crescente motivação entre todos, gerando espírito participativo, levando a empresa a atingir excelentes níveis de produtividade e comprometimento.

A exaustão emocional, já foi indicada como fator que mais influencia negativamente o clima da organização.

Além disso, enquanto um bom clima emocional não é auto-suficiente para assegurar o sucesso, um clima ruim certamente o impede.

O objetivo da ferramenta certamente é ajudar a descobrir o que (des)motiva os empregados a trabalhar com maior produtividade e buscando competitividade.

Veja também: Descrição de Cargos – Entendendo o que é

2. Importância do Clima Organizacional

Não existem duas pessoas iguais ou duas empresas iguais, essas empresas possuem nuances distintas que as fazem serem diferentes.

Consequentemente, com as pessoas o processo é o mesmo, uma organização é composta por pessoas e esse clima organizacional é o que vai ditar o clima da organização como um todo.

Após a análise de resultados da pesquisa de clima é possível identificar oportunidades e pontos de melhorias, além de prever uma série de melhorias que antes de serem aplicadas já possuem chances de sucesso, pois estão embasadas em dados personalizados.

3. Tipos de resultado da pesquisa de clima organizacional

Mello(2004), propõe três tipos de climas organizacionais.

  • Favoráveis – Colaborador se sente mais motivado, bem satisfeito e não tem tanta rotatividade;
  • Desfavoráveis – Colaborador se sente desmotivado, totalmente insatisfeito e tem alta rotatividade;
  • Neutros – Colaborador se mostra indiferente, faz do trabalho apenas uma obrigação, e por fim, é um colaborador sem brilho.

4. Plano de ação

De nada adianta ter os dados sem uma elaboração de planos de ação para solucionar efetivamente os problemas identificados.

Portanto, o ideal é avaliar individualmente, por setores e departamentos, estabelecendo os problemas de atuação, relacionamento, sugestões e ideias.

Os dados serão compilados e o relatório final será apresentado à Diretoria.

Por: Audrey Faria – Psicóloga, Coaching e Consultora de RH

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