A importância da Avaliação de Desempenho por competências

É fundamental fazer uma avaliação de Desempenho por competências periodicamente, pois conquistar e manter colaboradores motivados, produtivos e com foco em resultados é um desafio constante para todas as organizações.

Criar uma ferramenta que agregue valor ao negócio, e aplicá-la no dia a dia é o grande desafio para Gestores de Pessoas e Lideres.

Cada vez é mais visível a necessidade do profissional saber a respeito do seu desempenho, aspectos a serem melhorados e também a sua principal competência.

A ferramenta de Avaliação de Desempenho por competências é como tirar o véu diante dos olhos do colaborador e seu líder, assim como ajudá-lo na sua carreira interna.

Importância da Avaliação

Há uma grande importância mediante a aplicação da avaliação de desempenho por competências, pois através dela é possível fazer uma análise panorâmica e profunda sobre a equipe e cada colaborador.

Desta forma é possível identificar pontos fortes do time, bem como aqueles que precisam ser melhorados na equipe como um todo ou individualmente.

Através desse método é possível deixar claro aos colaboradores o que a entidade e seus gestores esperam e valorizam em seus profissionais e o que pensam a respeito de seu rendimento.

Vantagens

O processo de avaliar proporciona o desenvolvimento do avaliado quanto do avaliador, trazendo assim um exercício permanente de comunicação entre ambos.

Uma das finalidades de avaliar seria melhorar o desempenho da pessoa na posição atual e proporcionar informações para decisões relacionadas ao aproveitamento e ao encarreiramento dessa pessoa.

Podem-se obter vários benefícios com a aplicação da avaliação de desempenho, como, promover total segurança para um gestor tomar suas decisões e seguir na determinação de metas mais ambiciosas para o profissional, pois se foi um procedimento bem utilizado ele terá o conhecimento das reais capacidades de cada um.

Metodologia

Para a realização da avaliação de desempenho por competências o avaliador deverá contar com um instrumento capaz de guia-lo na verificação dos pontos inerentes a função descrita no cargo.

Isso faz com que você obrigatoriamente tenha que adotar as práticas inerentes ao planejamento estratégico, pois a análise interna e externa possibilitará um conhecimento maior das exigências do mercado, mediante oportunidades e ameaças, bem como um total esclarecimento dos pontos fortes e fracos de sua organização.