06 sinais de que você passou na entrevista de emprego

Veja como descobrir se você causou uma boa impressão na entrevista de emprego e foi bem na disputa por uma vaga de trabalho!

Você pode sair destruído da conversa e acabar conseguindo a vaga ou, pior, ficar cheio de esperança de que em breve irá começar um emprego novo e não ser selecionado.

De fato, não dá para saber com certeza se a vaga está garantida ou não, no entanto, é possível identificar alguns sinais que apontam se você pelo menos conquistou um lugar entre os candidatos preferidos.

Primeiro de tudo, fazer bonito na entrevista de emprego não é nenhum bicho de sete cabeças.

Como saber se você passou na entrevista de emprego

Como explica a Love Mondays, “grande parte dos recrutadores não demonstram ter gostado ou desgostado do candidato logo de cara”.

E mesmo que tenham gostado, isso não é garantia de que você continua na disputa pela vaga.

O ideal, portanto, é fazer a si mesmo algumas perguntinhas depois da entrevista para ter alguma ideia se impressionou ou não o entrevistador, provavelmente certeza do resultado você não vai ter, mas pode obter uma boa noção do seu desempenho.

As perguntas são simples e você deve responder com sinceridade. Anote aí:

  1. Praticamente só uma pessoa falou?

Você falou o suficiente ou se comportou como se estivesse em um interrogatório?

Acima de tudo, busque o equilíbrio, ou seja falar demais é um mau sinal e Falar de menos, também.

Apenas responder roboticamente às perguntas do entrevistador, então, rende muitos pontos a menos.

A entrevista ideal, no entanto acontece como uma conversa, em que ambas as partes conseguem falar o suficiente.

Nunca é longa demais nem curta demais e se só uma das partes fala, tem algo de errado aí.

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  1. Foi para a entrevista de emprego sem conhecer bem a empresa?

Se antes da entrevista você estudou a empresa em detalhes, consequentemente já ganhou muitos pontos na frente dos demais candidatos.

Certamente mesmo sem precisar falar muito sobre o assunto, o entrevistador percebe quem tem ou não conhecimento sobre o futuro local de trabalho.

Entretanto, evite repetir tudo o que aprendeu para o recrutador, como se tivesse decorado a história da empresa, pois vai soar forçado.

  1. As pausas entre uma pergunta e outra te incomodaram?

Aqueles momentos de silêncio que parecem feitos de propósito pelo entrevistador são um teste para a sua ansiedade.

  • O que aconteceu entre uma pausa e outra?
  • Você aceitou o silêncio ou precisou preencher o momento com alguma conversa?

A entrevista não é uma corrida contra o tempo, portanto mostrar-se centrado e paciente, rende pontos a mais.

Ah, e nunca, em hipótese alguma, interrompa o recrutador.

4. Você vendeu demais o seu peixe?

Durante a conversa, você falou de todos os seus pontos fortes, de todas as suas histórias de sucesso e do quanto você é a pessoa ideal para aquela vaga?

Sim? Bom, então você pode ter um problema.

A dica em entrevistas é não se vender como a pessoa mais maravilhosa do mundo ou o candidato perfeito para a posição.

Falar sobre si mesmo é importante e necessário, mas é fundamental expor os fatos que comprovam sua experiência.

Só dizer que é um excelente profissional, que é disputado por todas as empresas, que merece um salário milionário, não quer dizer absolutamente nada.

  1. Durante a conversa, soltou alguma mentirinha?

Muitas vezes para impressionar o entrevistador, tem candidato que solta aquela mentirinha inofensiva, que parece que não vai dar em nada.

No entanto, mesmo sendo algo simples, fazer isso pode determinar sua reprova.

Certamente muitas vezes, a empresa pode verificar as informações através de: redes sociais, pessoas conhecidas, empregos anteriores.

Além disso, posterior a contratação ainda é possível serem descobertas algumas informações desencontradas, o que pode gerar a queima da imagem do profissional e até gerar uma possível demissão.

Claramente não é necessário falar tudo sobre você, principalmente os pontos negativos.

Entretanto é possível omitir detalhes que possam lhe prejudicar nesse primeiro momento. 

  1. Deu aquelas respostas prontas, feitas para impressionar?

Tem uma pergunta clássica das entrevistas que é: “Quais são os seus pontos fracos? ”. No intuito de impressionar o entrevistador, o candidato responde rapidamente: “Sou muito perfeccionista, não sei a hora de parar, sou muito comprometido, exigente, etc.”.

Essa tentativa de manipular respostas tem um efeito terrível na entrevista. Na prática, o candidato está querendo convencer o entrevistador – um profissional treinado – de que ele é tão especial que até seus defeitos podem ser vistos como qualidades.

Fuja desse padrão. Não precisa impressionar o entrevistador em tudo.

Às vezes, ser simples e honesto é o melhor caminho. Você pode, sem medo, contar um ponto fraco que identificou em sua carreira e contar o que está fazendo para melhorar. Pode revelar, por exemplo, que percebeu que o seu inglês não era muito bom e que foi fazer um curso para adquirir fluência no idioma – desde que seja verdade, claro!

Agora vamos fazer uma análise simples para descobrir se você tem chances de conseguir aquela vaga:

  • Se você respondeu SIM à maioria das perguntas, então suas chances de entrar num novo emprego são pequenas. A nossa dica é que você estude e pratique bastante antes da próxima entrevista. Impressionar o entrevistador pode ser mais fácil do que você imagina, mas exige, sobretudo, preparação, olhar atento e honestidade.
  • Se você respondeu NÃO à maioria das questões, então suas chances de conseguir um novo emprego são grandes, pode acreditar!

  Fonte:  GuiaDaCarreira – Via: Love Mondays

 

 

 

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