5 Ferramentas para desenvolver o auto conhecimento

Autoconhecimento é um processo de tomada de consciência das características individuais, possibilitando o processo de gerenciamento de si mesmo e implicando no confronto entre a autopercepção e o feedback dos demais.

POR QUE É IMPORTANTE?

Para quem não sabe o que é melhor para si corre o risco de deixar passar boas oportunidades ou de receber oportunidades que não o farão plenamente satisfeito.

Dispõe de possibilidade de maior controle emocional individual, consciência das limitações, conhecimento de seu próprio valor e uma proporção de elevado equilíbrio para lidar com as adversidades do dia-a-dia.

Caminhar no processo de autoconhecimento significa desenvolver gradativamente o respeito aos que estão a nossa volta, impedindo que façamos projeções triviais e levianas de nossas deficiências nos outros.

PERGUNTAS PARA COMEÇAR

O processo de Coaching nos auxilia muito neste processo, veja algumas perguntas que podem lhe auxiliar nesta reflexão acentuada para iniciar o processo de auto conhecimento.

Veja algumas abaixo:

  1. Quais são seus cinco maiores talentos?
  2. Quando você pensa sobre si quais são suas principais características?
  3. Quais são seus principais objetivos pessoais ou profissionais a serem atingidos daqui a um ano?
  1. O que gosto de fazer?
  2. No que me considero bom?
  3. O que faço naturalmente bem?
  4. O que me dá satisfação?
  5. O que gosto tanto que até pagaria para fazer?
  6. Quais as áreas ou temas que sou apaixonado?
  7. Quais são os meus principais papeis na minha vida?
  8. Para exercê-los de forma eficiente, quais são meus pontos fortes/fracos em cada um deles?
  9. Qual é o meu diferencial perante os outros profissionais na minha empresa?

A partir daí, somos instigados à questionamentos sobre nós mesmos e nosso papel, a fim de nos tornarmos cada dia melhores e confiantes para desenvolver e executar sonhos, planos e metas, descobrindo qualidades, habilidades e valores. Além é claro, de sermos capazes de reconhecer o que precisa ser melhorado e ter forças para executar essa tarefa, muitas vezes dolorosa.

FERRAMENTAS 

Veja dicas de ferramentas e testes que utilizamos em nossos programas de desenvolvimento de profissionais para explorar o autoconhecimento, disponíveis nas metodologias de coaching, liderança, psicologia, etc. Estão disponibilizadas na rede de forma online, não deixe de aproveitar.

  1. Janela de Johari: É uma ferramenta conceitual, criada por Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955, que tem como objetivo auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo;

2. Roda da vida: A roda da vida é um sistema de auto-avaliação, originalmente desenvolvido pelos hindus, e é uma das ferramentas mais simples e mais utilizadas por coaches profissionais para mapear como estão as principais áreas da vida de uma pessoa em um determinado momento.

Veja também: Como ter atitude positiva pode mudar sua vida

3. Matriz SWOT: SWOT é um termo em inglês que se refere a um conjunto de quatro palavras: “Strengths”, “Weaknesses”, “Opportunities” e “Threats”. Traduzidas para o português, elas significam “Forças”, “Fraquezas”, “Oportunidades” e “Ameaças”.

4. Motivograma: A pirâmide de Maslow é uma das mais conhecidas teorias da motivação. Aproveitando esta teoria, foi elaborado a ferramenta Motivograma avalia pontualmente a estrutura motivacional de um participante, de uma equipe ou de uma organização naquele momento.

5. Eneagrama: O eneagrama é um teste dividido em 09 personalidade. Serve principalmente como forma de mapear a personalidade do ser humano, trazendo consciência para os padrões de comportamento que são construtivos e destrutivos e oferecendo alternativas para que a pessoa se desenvolva por meio do autoconhecimento.

Agora é hora de começar a jornada. Prepare-se para se tornar um profissional e uma pessoa melhor!

Por: Audrey Faria – Psicóloga, Coaching e Consultora de RH

Partes: IBC Coaching, SBC, Portal sem fronteiras