Entrevista

03 dicas para aguardar o retorno da entrevista

Apareceu a tão aguardada entrevista de emprego, você se preparou demais, deu o melhor de si, foi para casa e agora precisa aguardar o feedback da entrevista.

Não importa quantas vezes você passe por esse processo, ele nunca fica mais fácil. Não é para menos, afinal esse retorno pode mudar a sua vida, certo?

Afinal, quantas vezes o recrutador não falou que iria entrar em contato seja para dar notícias boas ou ruins, mas passou do prazo?

Essas coisas são muito comuns, mas isso não facilita essa espera, não é?

Contudo, para lhe ajudar a lidar melhor com essa situação de aguardo sem perder a cabeça, seguem 3 dicas bem eficientes:

1. Dê um prazo a mais para a data do feedback

Primeiro de tudo, se o recrutador te informar que ele irá dar um feedback da entrevista daqui há uma semana, coloque um prazo para pelo menos 10 dias.

Entretanto crie uma forma de lembrar.

É muito importante dar um período a mais, pois imprevistos ocorrem durante o processo, consequentemente não leve isso como um possível retorno negativo nem leve para o lado pessoal.

Então, quando o lembrete tocar e ainda assim, você ainda não tiver recebido a resposta, fique livre para entrar em contato perguntando sobre a vaga.

É importante lembrar que este passo também é fundamental para a resposta positiva, sendo assim tome muito cuidado para não se tornar insistente demais se o prazo continuar se alongando.

Além disso, cuidado como se posicionar, já que alguns profissionais tendem a duvidar do retorno dos entrevistadores e isso pode causar um mal estar e prejudicar uma possível contratação.

2. Não se apegue demais a oportunidade

Muita gente comete o erro de se apegar à vaga em questão e por isso começa a agir como se a sua vida dependesse apenas do resultado daquela entrevista.

Esse tipo de comportamento prejudica e muito a sua saúde mental, sabia? Por enquanto você não deve fazer planos. A vida vai continuar depois da entrevista e o foco está em continuar agindo em favor da sua recolocação.

Algumas pessoas mal realizam a entrevista e já começam a fazer planos para o futuro tendo em mente apenas essa vaga. Por exemplo, você foi fazer uma entrevista em outra cidade e já está procurando casas, escolas e outros serviços por lá porque parte de você acredita que a vaga é sua. Você já começa a ver academia nas redondezas da empresa, médicos que atendem pelo convênio médico do possível novo empregador e estacionamento pra deixar o carro perto da nova perspectiva do trabalho.

Não faça planos para um futuro incerto, pois, caso algo dê errado, a frustração e a decepção serão muito maiores. Viva a sua rotina normalmente e se possível ocupe-se. Toda vez que se ver pensando no retorno do processo seletivo mude o foco.

Veja também: 08 dicas para ter sucesso na entrevista de emprego

3. Continue criando oportunidades

Mesmo que você considere ter ido muito bem durante todo o processo seletivo, baseado não apenas em sua visão pessoal, porém nas reações e comentários dos entrevistadores, e queira muito esta oportunidade, tenha consciência que existem muitas mudanças na dinâmica do processo durante todo o período de entrevistas

Sendo assim, não fique sentado aguardando o retorno e continue correndo atrás de outras oportunidades, desta forma, mesmo que você receba uma resposta positiva daquele processo, poderá ter outras opções e escolher realmente o que lhe agrade mais.

Compreenda que você é um profissional entre muitos outros, por isso pode ser que perca não porque é ruim, mas sim porque alguem tem mais experiência, cursos ou alguma característica mais acentuada que para aquela determinada oportunidade interesse mais à empresa, porém além desta, existem milhares de outras vagas e para alguma você será o escolhido. Faça a sua parte, busque com afinco e continue se aprimorando e tenha certeza que sua oportunidade vai chegar!

A Time Consultoria tem um projeto para lhe assessorar na busca de uma nova oportunidade. Nos contate. 

Por: Audrey Faria – Consultora de RH Sócia da Time Consultoria

Partes do texto de – Taís Targa – Job Hunter

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage