Promoção no trabalho

08 dicas para ter sucesso na entrevista de emprego

Por mais qualificado que você seja, os bons atributos estampados no seu currículo podem não significar nada se a entrevista de emprego for um fracasso.

Para ajudá-lo a conquistar o entrevistador no curto tempo de conversa que é a entrevista de emprego, há algumas posturas que facilitam a tarefa.

Confira o que você pode fazer para aumentar suas chances.

O que você pode fazer

  1. Perguntar sobre a vaga: Fazer perguntas sobre o posto de trabalho não é errado, pois isso demonstra seu interesse pela vaga. Questões como “quais seriam as minhas responsabilidades aqui? ” ou “que tipos de projetos eu desenvolveria?” Mostra que o candidato está pronto para atuar na empresa.
  1. Mostrar atitude positiva e pró-atividade: Nada de postura apática. O que toda empresa procura é um profissional com garra e animado para executar novos projetos. Mostre que você tem foco no resultado mesmo durante o período de entrevista de emprego, evitando dizer que deseja ser contratado para aprender mais dentro da companhia.
  1. Ser objetivo e claro nas respostas: Uma vez que o candidato sabe o que o entrevistador quer, o ideal é dar uma resposta pontual. Histórias longas ou que fujam do foco da pergunta devem ser evitadas. Nesse momento também é aconselhável estar atento ao vocabulário, porque gírias, vícios de linguagem e gerundismos estão proibidos.
  1. Demonstrar interesse específico: O entrevistador deve sentir que o candidato realmente quer trabalhar naquela empresa e não que ela é só mais uma de suas muitas opções, portanto estude a empresa anteriormente a entrevista e surgindo a oportunidade demonstre seu interesse.

Veja também: Como elaborar um bom currículo

O que você não pode fazer

  1. Deixar o celular ligado: Apesar de parecer óbvio, acontece com frequência, portanto para evitar problemas, o melhor é desligar o aparelho quando chegar ao local da entrevista de emprego e só ligar novamente quando a conversa já tiver acabado.
  2. Exagerar no visual: Muita maquiagem, muito perfume ou excesso de adornos podem causar estranheza no entrevistador, portanto a pessoa deve se vestir conforme o cargo que vai ocupar e como pretende ir trabalhar caso seja admitida.
  3. Criticar o emprego e o chefe anterior: Mesmo que seja verdade, o candidato nunca deve falar mal dos seus trabalhos anteriores durante a entrevista de emprego e até mesmo, pois não vai causar uma boa impressão no entrevistador, além de mostrar falta de ética do profissional.
  4. Enfrentar o entrevistador: Discordar de quem está conduzindo a entrevista de emprego acontece, porém o que deve ser evitado a todo custo é uma postura petulante, pois assim aumenta a chance de ser reprovado. Caso tenha uma opinião diferente, você pode se expressar de forma educada, mas sem criar um conflito com o entrevistador. O erro não é se expressar, e sim a forma com que a pessoa se expressa.

Esteja muito atento a todos os seus sinais e posturas, desde o momento em que receber o primeiro contato até quando sair da empresa a qual está participando da oportunidade, saiba que uma frase mal colocada, um gesto, ou uma feição podem fazer você perder todo um esforço para que consiga uma nova vaga de emprego.

Temos um programa de suporte para você concorrer a uma nova oportunidade de emprego. Nos contate.

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage