Conflito é uma situação que se caracteriza por escassez de recursos e por um sentimento de hostilidade.
Portanto, é uma situação em que dois ou mais objetivos, pertencentes a uma ou mais pessoas, são mutuamente exclusivos, gerando atitudes de hostilidade.
Sendo assim, as pessoas envolvidas provavelmente desenvolvem uma atitude negativa em relação umas às outras, certamente o que afeta diretamente o ambiente de trabalho.
Por que o conflito acontece?
Inegavelmente os conflitos surgem porque as pessoas têm interesse, objetivos e prioridades diferentes.
A situação torna-se complicada consequentemente porque a nossa esfera individual interage com a de muitas outras pessoas.
Se para algumas situações de potencial conflito existem normas (leis, costumes, etc.) para as resolver, para outras, portanto, não as há.
A situação ficará, neste último caso, entregue ao discernimento das partes, o que eventualmente gera certa inflexibilidade na resolução.
O conflito é sempre ruim?
O conflito entretanto, nem sempre pode ser considerado de todo negativo.
Isso porque é neste momento que as pessoas envolvidas saem de sua zona de conforto.
Como resultado ainda provavelmente o conflito é fonte de ideias novas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos.
Inegavelmente o que se revela positivo, pois permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores.
Ademais é a maneira como lidamos com eles é que pode gerar situações negativas.
Administração do conflito
A administração de conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.
É um processo onde uma das partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses.
É impossível evitar o conflito completamente, mas existem 03 fatores-chaves para resolvê-los ou minimizá-los:
- Reconhecer as dificuldades quando elas ocorrem.
- Decidir quando um problema é sério o suficiente para justificar uma intervenção.
- Agir baseado no conhecimento do que deveria ser feito para obter o melhor resultado.
Técnica ERI (Emoção – Razão – Intuição)
O Modelo ERI (Emoção – Razão – Intuição) foi criado pelo autor Gini Graham Scott no livro Trabalhe comigo – Resolvendo conflitos em seu ambiente de trabalho, e ele é utilizado para resolução dos conflitos no ambiente de trabalho.
Ele consiste basicamente em trabalhar através de etapas que visam a acalmar as emoções na situação – as duas próprias ou as de qualquer outra pessoa envolvida.
Depois você utiliza a razão para avaliar e entender a situação e as personalidades envolvidas, e o próximo passo é usar a intuição para pensar em possíveis soluções e alternativas.
Por fim, você volta a razão, a fim de avaliar as possibilidades de solução, e para a intuição a fim de escolher sua resposta final para a situação difícil.
Fazer isso de maneira eficaz envolve tirar a bagagem emocional do caminho, adquirir percepção dos fatores que contribuem para o problema e escolher sabiamente dentro de um repertório de respostas possíveis.
Baseia-se o método nas circunstâncias, personalidades, interesses e necessidades das pessoas envolvidas.
O sucesso em escolher soluções dependerá de quão bem sucedido a pessoa for adotando os seguintes passos:
- Controlar, neutralizar ou eliminar o ambiente emocional negativo que está contribuindo para o problema e bloqueando a solução;
- Fazer uma avaliação racional das alternativas disponíveis;
- Determinar intuitivamente as melhores escolhas para lidar com a situação.
Utilizando a Pesquisa de Clima para amenizar os conflitos
Outra técnica mais estruturada para diagnosticar um possível problema no ambiente é aplicar a pesquisa de clima organizacional.
Primeiro de tudo, através da ferramenta é possível garantir que as ações implementadas sejam compatíveis com as expectativas dos colaboradores além dos planos organizacionais, otimizando os investimentos no setor.
Como resultado é possível, criar um clima de crescente motivação entre todos, gerando espírito participativo, levando a empresa a atingir excelentes níveis de produtividade e comprometimento.
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