Vantagens de contratar um recrutamento e seleção especializado

Os processos de recrutamento e seleção são essenciais para o sucesso da empresa.

Com eles, e ousamos a dizer que somente com eles, é possível identificar os talentos, habilidades e potenciais que um indivíduo tem dentro de um mercado tão competitivo.

Você sabia que uma nova contratação pode custar até R$ 25 mil para uma empresa, incluindo gastos para o recrutamento e seleção, treinamento e cobertura de substitutos para a vaga? Assim, quando alguém deixa o time, a equipe também perde a sintonia e interrompe processos que poderiam trazer resultados promissores.

Se o ato de selecionar é algo tão natural no nosso dia a dia e aplicado em coisas simples, como comprar uma roupa ou alimentos no supermercado, imagine definir todo o futuro de um negócio sem uma triagem adequada e criteriosa?

O desafio atual desses processos de recrutamento e seleção é utilizar critérios e estratégias adequadas para a contratação do candidato ideal, que faça a diferença na empresa, isso tudo procurando reduzir os custos.

Já se reconhece a necessidade de utilizar técnicas específicas para vencer a competitividade, superar os desejos do público consumidor e encarar as mudanças que a globalização trouxe (e traz) ao mercado.

Com um processo de recrutamento e seleção especializado, é possível analisar as entrelinhas e aspectos que não são apresentados no currículo, a postura desse candidato e detectar características de personalidade que os tornam únicos — principalmente em uma época na qual os profissionais estão cada vez mais parecidos tecnicamente: com ensino superior completo, especialização e domínio de outro idioma.

Para as empresas não dá para se basear apenas naquilo que consta no currículo. Muitas das melhores qualidades dos candidatos não vêm impressas em um pedaço de papel.

Veja também: Investir no RH: Saiba porque se tornou estratégico

Por isso, cabe aos recrutadores identificar quais são elas e, principalmente, quais são os defeitos reais — e não o famoso clichê do “perfeccionismo” — que podem comprometer a atuação dentro de uma empresa.

O processo de recrutamento e seleção especializado estará através de uma metodologia estruturada e também de uma grande experiência, preparado para observar as respostas, os gestos e as reações do candidato.

Empresas que usam um processo de recrutamento e seleção especializado em seus processos seletivos conseguem minimizar os gaps entre o que a empresa precisa para determinada vaga e o que o profissional realmente pode produzir.

Além disso a chance é maior em reter talentos, evitar contratações erradas e aliar as expectativas de crescimento e lucro com o propósito de vida dos seus profissionais.

Precisa contratar? Temos um processo profissionalizado de recrutamento e seleção. Nos contate.

Por: Audrey Faria – Psicologa, consultora de carreiras e sócia da Time RH