São José abre inscrições para mais de 2,5 mil vagas de cursos no Pronatec

Os cursos são na modalidade ED (ensino a distância) e as inscrições vão até as 8h do dia 1º de outubro

Cursos
Cursos

A Prefeitura de São José dos Campos abre, nesta segunda-feira (18), as inscrições para mais 2.500 vagas para cursos gratuitos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico). Os cursos serão coordenados pela Secretaria de Inovação, através do Qualifica São José.

Os cursos são na modalidade ED (ensino a distância) e as inscrições vão até as 8h do dia 1º de outubro.

O Pronatec é um programa do governo federal, em parceria com a Prefeitura.

O programa tem como objetivo principal expandir a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica de nível médio presencial e a distância de formação inicial e continuada.

Os cursos são de qualificação profissional, voltados para o mercado de trabalho, ministrados por instituições de reconhecida competência.

Desta vez, estão sendo oferecidos nove cursos que terão cada um, total de 160 horas online.

Inscrições Primeiramente os candidatos devem se inscrever no site da Prefeitura, na página do Qualifica.

A inscrição não valida a matrícula, pois são considerados dados socioeconômicos dos candidatos.

Após a inscrição, os candidatos classificados pelo Pronatec receberão uma carta do órgão com o código de inscrição e os dados sobre o curso escolhido e o acesso à plataforma do conteúdo das aulas a distância. As aulas têm previsão de início em outubro.

Cursos/vagas

Assistente administrativo (250), assistente de recursos humanos (250), editor de vídeo (200), espanhol básico (500), fotógrafo (200), inglês básico (500), inspetor de qualidade (200), introdução à linguagem de sinais (200), produtor de cerveja (200).

Capacitação

No primeiro semestre deste ano, o programa Qualifica São José totalizou 5.101 vagas oferecidas em 40 temas diferentes de cursos gratuitos de capacitação profissional, envolvendo assuntos como empreendedorismo, gastronomia, além de áreas voltadas à indústria, comércio e serviços. No ano passado, foram oferecidas cerca de 5 mil vagas durante o ano inteiro.

Fonte: Ovale