Primeiro de tudo, encontrar fatores de motivação no trabalho para que seus colaboradores produzam mais e estejam comprometidos não é fácil.
Encontrar, treinar e reter os melhores talentos não é fácil, especialmente na era da informação de hoje, quando o feedback imediato e a hiper-estimulação (no sentido eletrônico) lideram o caminho.
Contratar um novo colaborador requer não só tecnica, carisma e influência, mas também recompensas tangíveis e intangíveis para que as pessoas possam se juntar à força de trabalho.
A lista das melhores empresas para trabalhar lá fora, inclui gigantes como Google e The Boston Consulting Group. Qual é o molho secreto que faz as pessoas adorarem seu local de trabalho?
Para identificar as 100 melhores empresas para trabalhar, o Great Place to Work realizou uma ampla pesquisa nas profundezas da América corporativa.
Dois terços da pesquisa circularam em torno da confiança, mediram as atitudes dos funcionários em relação aos seus gerentes, a credibilidade de seu gerente, a satisfação geral do trabalho e a sensação em relação ao trabalho em equipe.
O terceiro restante perguntou sobre cultura, incluindo programas de benefícios, práticas de contratação, métodos internos de comunicação, treinamento, programas de reconhecimento e esforços de diversidade.
O que é preciso para ser o melhor? Confira esses quatro componentes para ver como sua empresa se acumula:
1. Motivação no trabalho: oportunidade de crescer.
Os seres humanos têm uma necessidade fundamental de se auto-atualizar. Quanto mais a sua empresa oferece às pessoas a oportunidade de se melhorar, melhor. Pense agora: você escolheria um emprego que não levaria a lugar algum? Claro que não. Com a oportunidade vem a autonomia porque mais liberdade você possui, o maior significado que suas decisões terão para você e para a empresa. Isso significa (idealmente) a motivação para realizar bons aumentos, também.
Um exemplo simples, antes de abrir qualquer oportunidade de contratação externa, apresente-a aos colaboradores da sua empresa, é uma boa oportunidade para conhecer um talento interno ou para um feedback caso não atenda aos requisitos.
2. Motivação no trabalho: Equidade
As pessoas querem ser ouvidas. A maneira mais rápida de desmoralizar os funcionários é ignorar o que eles têm a dizer. Nada grite “você não é importante”, como girar sua cabeça durante uma conversa ou, pior ainda, ficar escrevendo no whatsapp enquanto alguém diz algo importante.
Para que as pessoas tenham a uma nova iniciativa ou façam um novo projeto, eles precisam ser ouvidos. Quantas empresas pagam muito dinheiro para consultores, para que eles possam solucionar os problemas, sendo que uma ferramentas de trabalho deles esta em “ouvir as pessoas”. Eu mesmo ja atuei em empresas que após a Pesquisa de clima anual, não entendiam os resultados e contratavam os consultores para ouvir e apresentar o que as pessoas diziam.
Rodadas de feedbacks programadas ajudam a você gestor a manter sua equipe alinhada e automaticamente em melhoria continua através do que é apresentado.
3. Um propósito claro e convincente
O famoso livro de conversas de TED e bestselling de Simon Sinek explica por que é importante entender o raciocínio que impulsiona a tomada de decisões. “Quando você explica às pessoas o que ela tem que fazer, sua importância no processo total ao contrário de apenas fazer demandas ou delegar tarefas”, ele explica, “você pode criar confiança instantânea, mesmo que seja por pouco tempo. ”
No entanto, a clareza não é suficiente para incutir a felicidade ou obrigar a ação. Um propósito precisa ressoar emocionalmente para satisfazer uma necessidade pessoal que alinha com os valores e a visão das pessoas sobre seu futuro.
Neste caso contratar com base nas competências e analise de cada pessoa e relaciona-la com a cultura atual da empresa faz toda diferença.
4. Trabalho em equipe
Trabalhar sozinho é, bem, solitário. As empresas que promovem o trabalho em equipe e criam uma sensação de “nós” e excluem o senso de “eu-quipe” exercem um envolvimento maior do empregado do que aqueles que recompensam somente a conquista individual. No entanto, não é apenas trabalhar juntos em uma equipe, mas sim criar um ambiente facilita e reconhece esta parceria com resultados. Para acomodar os tipos de introvertidos e extrovertidos de personalidade, as empresas devem oferecer espaços de trabalho abertos e fechados que permitem que as pessoas escolham seu próprio ambiente de trabalho para que eles possam maximizar sua produção.
Fonte:RH-Gestão de Pessoas