Kaizen

Kaizen uma ferramenta de melhoria contínua

O termo Kaizen significa Kai: mudar e Zen: bem, o que traduz o conceito de melhorar continuamente.

Esta melhoria está associada tanto a vida pessoal, doméstica, social e profissional e sua base fundamental é a melhoria incremental.

As atividades de Kaizen estão relacionadas ao Controle de Qualidade Total TQC (Total Quality Control), e para serem desenvolvidas, é necessário o envolvimento dos gerentes, supervisores e trabalhadores em todas as áreas da organização.

Desta forma, haverá melhoria de desempenho de todos os níveis, eliminação dos desperdícios, diminuição dos erros e outros fatores que afetam a produtividade.

Para ser eficiente, o Kaizen precisa contar com o apoio da diretoria, pois caso contrário seu crescimento e sua prática não ocorrerão.

O Kaizen procura alcançar a melhoria contínua em todos os níveis do processo, melhorando a produtividade e a qualidade, com o mínimo custo possível e em muitos casos, a custo zero, proporcionando a melhoria da qualidade dos produtos e serviços da organização e melhorando a satisfação de seus clientes internos e externos.

Conceitos do Kaizen

‘Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!’

Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo.

Sua metodologia então, traz resultados concretos, tanto qualitativamente, quanto quantitativamente, em um curto espaço de tempo e a um baixo custo.

Isso, conseqüentemente, aumenta a lucratividade, apoiados na sinergia gerada por uma equipe reunida para alcançar metas estabelecidas pela direção da empresa.

O Sistema de produção Toyota (Lean Manufacturing) é conhecido pela sua aplicação do princípio do Kaizen.

O conceito tem sua origem no meio industrial.

Desde então, os princípios do Kaizen se espalharam por todo o mundo.

E hoje são utilizados em diversas outras áreas que não apenas a de produtividade.

Origem

Kaizen é uma palavra de origem japonesa.

Por fim, significa mudança para melhor, usada para transmitir a noção de melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e no trabalho.

O Kaizen está pautado na eliminação de desperdícios.

Por conseguinte, com base no bom senso, no uso de ferramentas baratas que se apoiem na motivação e criatividade dos colaboradores para melhorar a prática de seus processos.

Sob o ponto de vista empresarial, é uma metodologia que permite baixar os custos e melhorar a produtividade.

Existem habilidades específicas, comportamentos e ações que precisam ser desenvolvidas para ser sustentado ao longo do prazo, posto que é uma melhoria contínua.

Além disso, o envolvimento de todos os colaboradores da empresa é essencial no kaizen, porque é uma metodologia que não se concentra nas elites.

Fonte: wikipedia

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage