Entenda a importância de ter Missão, Visão e Valores na Empresa

A procura por melhores resultados é algo imprescindível para que as organizações se mantenham competitivas em um cenário cadenciado tanto por regras advindas dos processos de internacionalização quanto pelo crescente nível de exigência pertencente a um novo perfil de consumidores, as organizações atualmente andam apostando em um conjunto próprio de características – Missão, Visão e Valores – que as identifiquem e diferencie dos demais players.

Desse modo, as organizações começam a atuar de forma bem mais ideológica e ainda, uma vez que os produtos e serviços mostram-se cada vez mais iguais e apresentam-se de maneira cada vez mais semelhante, vale apostar nessa diferenciação.

MISSÃO

A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.

Algumas definições:

  • “A missão é, em essência, o propósito da organização”. (Valeriano).
  • “A Missão é a projeção da organização na visão do mundo e o papel que ela exercerá”. (Pavani, Deutscher e Lopes).
  • “Missão: razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”. (Oliveira).

Exemplos de Missão:

  • Fiat

Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

  • HSBC

Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.

  • Gerdau

Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável.

 

VISÃO

A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória. Em suma, a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.

Algumas Definições:

  • “Uma imagem viva de um estado futuro ambicioso e desejável, relacionado com o cliente, e superior em algum aspecto importante, ao estado atual”. (Whiteley)
  • “Articulações das aspirações de uma empresa a respeito de seu futuro”. (Hart)
  • “Algo que se vislumbre para o futuro desejado da empresa”. (Quigley)

Exemplos de Visão:

  • Fiat

Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.

  • HSBC

Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores.

  • Gerdau

Ser global e referência nos negócios em que atua.

 

VALORES

Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Assim sendo, os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.

  • Algumas definições:
  • “Uma crença que orienta julgamentos e ações por meio de objetivos específicos e imediatos”. (Rokeach).
  • “Desejáveis… metas… que operam como princípios que orientam a vida de uma pessoa”. (Schwartz).
  • “Princípios que guiam a vida da organização”. (Tamayo e Mendes).

Exemplos de Valores:

HSBC

  • Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética;
  • Nossa comunicação deve ser clara e precisa;
  • Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado;
  • Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.

Gerdau

  • Ter a preferência do CLIENTE
  • SEGURANÇA das pessoas acima de tudo
  • PESSOAS respeitadas, comprometidas e realizadas
  • EXCELÊNCIA com SIMPLICIDADE
  • Foco em RESULTADOS
  • INTEGRIDADE com todos os públicos
  • SUSTENTABILIDADE econômica, social e ambiental

 

FOCO ESTRATÉGICO

Um novo conceito que está sendo muito utilizado para auxiliar as empresas na definição do planejamento estratégico é o Foco Estratégico, que é a definição da empresa quanto ao escopo de sua atuação externa e interna. O foco externo é considerado amplo e trata da escolha dos mercados e clientes alvo, definidos para apurar competências e aumentar as chances de sucesso no longo prazo. Em corporações, envolve também estratégias de integração vertical, alianças estratégicas, fusões e aquisições para consecução dos seus objetivos (Barney & Hesterly, 2008).

O foco interno é considerado estrito e está relacionado aos fatores intraorganizacionais da estratégia de negócios, visando criar mais valor econômico do que suas rivais. Trata da escolha realizada para orientar as políticas e diretrizes de trabalho, estruturar os processos e a gestão de pessoas. Está, portanto, relacionado à perspectiva operacional das atividades, ao se priorizar um dentre três elementos:

  • O fortalecimento do caixa;
  • A expansão de mercado; ou
  • A melhoria de sua qualidade.

 

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Por: Audrey Faria – Psicologa, Coaching Pessoal e Profissional, Pós graduada em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas. Atua como Consultora na área há mais de 10 anos.