Entrevista: Perguntas comuns que são difíceis de serem respondidas

Veja a resposta perfeita para essa e outras 3 perguntas que costumam fazer muita gente gaguejar em entrevistas de emprego

As entrevistas de emprego independente do local, têm uma estrutura parecida: o candidato se apresenta e o entrevistador faz uma série de perguntas para entender melhor quem ele é, o que ele já fez e o que é capaz de fazer.

É comum que um entrevistador tenha na agenda várias entrevistas no mesmo dia, uma seguida da outra. Isso suscita a questão: como responder as perguntas da melhor maneira e se destacar no meio de tanta gente? Como em qualquer outra avaliação, preparar-se é a melhor resposta.

  1. Motivos para você ser escolhido ao invés dos outros candidatos? “vender” o seu produto, importante que você ressalte sua experiência profissional e sua capacidade em gerar resultados para a empresa, além dos cuidados com a vida pessoal.
  2. Quais são as maiores qualidades? É observada a capacidade de auto avaliação. É esperado que fale de características universalmente desejadas, tais como entusiasmo, persistência, dedicação, criatividade, iniciativa, pró-atividade, responsabilidade e competência na área técnica, desde que sejam realmente verdadeiras.
  3. Quais são seus pontos fracos? Averigua a capacidade de auto avaliação e também o dinamismo, pois você deve citar algo profissional que pode ser melhorado. É esperado que responda como vai estar fazendo para melhorar seu ponto negativo
  4. Com que tipo de pessoa você prefere trabalhar? Com que tipo de pessoa você encontra dificuldade para trabalhar? Novamente, é esperado que o candidato não mencione nada de negativo e sim que diga que não há melhor ou pior pessoa para trabalhar junto. Há pessoas diferentes. Claro que sempre é bom trabalhar com pessoas bem humoradas e que gostem de lidar com pessoas. Mas que se adapta às necessidades do trabalho e que se relaciona facilmente, tanto com operários como com a diretoria da empresa.

Acesse: Dicas simples para uma boa entrevista de Emprego

O mais importante é SEMPRE fazer uma auto reflexão antes de ir para qualquer entrevista, para que não seja pego de surpresa, porque pior que responder algo errado é não saber responder. A dica é que você não precisa contar toda a verdade pro entrevistador, afinal todos temos defeitos e nem por isso vamos abrir isso no primeiro contato, porém podemos omitir, mas nunca mentir.