Autoconfiança

Entrevista: 05 respostas para questões complicadas

Foi convocado para a entrevista de emprego dos seus sonhos? Quer se preparar?

Na internet existe muito material sobre o assunto, mas normalmente não encontramos muitas respostas para aquelas perguntas mais difíceis.

Segue abaixo algumas perguntas que sempre são feitas durante a entrevista, mas que normalmente levam o candidato a ter mais dificuldade em como respondê-las de maneira assertiva.

1. O que faz no tempo livre?

Aproveite a oportunidade para associar sua imagem à situações que demonstrem interesse por cultura, como cinemas, teatros, etc. Também podem ser ligados a atividades que demonstrem uma pessoa ativa, como atividades físicas

2. Por que você quer trocar de emprego?

Normalmente, as respostas incluem: novos desafios, novas oportunidades e crescimento profissional. Se você estiver mudando para uma empresa maior, fale que tem vontade de trabalhar em uma empresa estruturada e com possibilidade de crescimento profissional. Se estiver trocando para uma menor, diga que em uma empresa menor a possibilidade de autonomia é maior.

3. Quanto você quer ganhar?

Essa é uma das mais complicadas e difíceis de serem respondidas.

O mais recomendado neste caso é que você não seja o primeiro a indicar um valor, sendo assim é importante frisar que gostaria de ganhar de acordo com o mercado de trabalho, e que para situar o selecionador quanto ao seu perfil você poderá indicar sua faixa salarial atual.

Neste momento o ideal é citar apenas a remuneração direta sem bônus e comissões para não espantar o selecionador.

Ressalte que você é flexível quanto a esta questão e devolva a pergunta questionando sobre a faixa salarial do cargo em discussão.

Este momento dependerá também do poder de barganha do candidato, ou seja, se o mesmo estiver empregado, seu poder de negociação será maior, uma vez que não depende financeiramente desta proposta.

No caso de um profissional desempregado, o poder de barganha é bem menor.

Neste caso, o candidato deverá também demonstrar flexibilidade, no entanto, deve mencionar que deseja ganhar de acordo com o mercado.

Veja também: Como usar o linkedin para aumentar sua chance de contratação

4. Fale sobre algum livro que tenha lido ultimamente.

Essa questão durante a entrevista de emprego é para ver se você está preocupado com o seu desenvolvimento e em quais aspectos, caso não tenha o hábito da leitura, não minta, foque em outra forma que encontra para se desenvolver, seja vendo vídeos, ouvindo podcasts, audiobooks, etc.

5. Por que deixou seu último emprego?

A resposta para esta pergunta deve ser consistente.

Sendo assim, considere as razões que você pode ter incluído na carta de demissão, em outras conversas ou na hora de se candidatar.

Se você foi indicado, pense na conversa que você teve com quem o indicou, ou seja lembre-se de que o entrevistador pode facilmente verificar suas referências; por isso, certifique-se de contar a mesma história.

Seus gestos não verbais e o tom de voz falam mais alto do que as palavras durante a entrevista, de forma que você precisa estar confortável e confiante com a resposta dada, independentemente de qual for.

Se você foi demitido por qualquer motivo, fale com cautela. Não minta, mas controle o que diz e como diz.

O entrevistador não estava presente no momento da sua demissão, e provavelmente não está familiarizado e nem compreende as circunstâncias que você descreve, de forma que certamente é possível dar uma interpretação positiva sobre qualquer situação, descrevendo o que você aprendeu com esse fato em sua vida profissional.

A verdade é que não existe resposta padrão, existe sim a forma mais assertiva de estar respondendo as questões e assim minimizando os riscos de ser reprovado ou por ter falado demais ou até por dar menos informação que o necessário para que os recrutadores se sintam seguros com a contratação.

Quer mais informações sobre como se recolocar no mercado, temos um trabalho de assessoria para se recolocar no mercado de trabalho. Nos consulte.

Por: Audrey Faria – Psicóloga e Consultora de RH.

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage