Remuneração Variável

Porque a remuneração variável é uma excelente estratégia

A Remuneração Variável também chamada de bonificação é um tipo de remuneração condicionado aos resultados por um determinado período de tempo.

Embora seja um tema que envolva finanças, ela é disciplina estudada em recursos humanos.

Remuneração Variável é um conjunto de diferentes formas de recompensa que complementam a remuneração fixa, atrelando fatores como atitudes e desempenho com o valor percebido.

O desempenho individual pode ser recompensado por incentivos e prêmios, e o desempenho da equipe pode ser reconhecido por meio da remuneração por resultados.

É uma iniciativa da empresa recompensar o sucesso da organização entre seus funcionários a fim de aumentar ainda mais a produtividade e os lucros.

É importante salientar não ser uma técnica exclusiva às empresas de porte grande, pelo contrário, deve ser utilizada para quem almeja produtividade e lucro.

Tais ferramentas, são importantíssimas nos modelos de gestões atuais contribuindo para que as empresas atraiam bons prospectos e também trabalhe na manutenção do seu quadro de funcionário.

O que considerar ao implantar o programa de remuneração variável

Uma empresa que deseja aplicar esse tipo de remuneração deve levar em consideração o que é relevante e valorizado pelos funcionários nas suas diferentes situações pessoais.

Por exemplo, as pessoas mais velhas com filhos geralmente valorizam benefícios e salários indiretos relacionados à segurança e que contemplem a família, sendo considerado algo motivacional, como planos de saúde e aposentadoria. Para jovens, que possuem ambições quanto à crescimento e aprendizado, as remunerações variáveis por meio do dinheiro são consideradas mais motivacionais.

Ela pode ser utilizada em qualquer situação em que há indicadores de desempenho.

Benefícios de implantar a remuneração variável

Essa forma de remuneração envolve a criação de vínculos entre o desempenho e a recompensa, além do compartilhamento dos resultados da empresa e transformação do custo fixo em variável.

Esse método ajuda na  melhoria do ambiente, no aumento da produtividade e por meio dos diversos modelos adotados, muitas empresas têm mostrado que acreditam na capacidade de seus funcionários e na condição que eles possuem de agregar valor ao negócio, por meio da participação, da criatividade, da iniciativa e da superação de metas preestabelecidas.

É importante lembrar que, há uma regulamentação que é importante ser seguida como exemplo, pode-se citar que a base de cálculo são metas individuais a fim de complementar a remuneração fixa.

Geralmente, a remuneração variável é ligada ao desempenho profissional individual do empregado, de uma equipe de empregados ou da empresa em total.

A medição do desempenho pode ser feita com ajuda de indicadores de performance (KIP) e outros meios da análise contábil.

Como implantar a ferramenta na sua empresa

Para criar vínculos entre o desempenho e a recompensa, compartilhar os resultados da empresa e transformar custos fixos em variáveis, a remuneração variável pode ser realizada através de:

  • Prêmios e incentivos
  • Gratificações voluntárias (fora das gratificações garantidas por lei, como a gratificação de natal no Brasil)
  • Participações acionárias
  • Participações nos lucros

Para que os planos de remuneração variável sejam bem sucedidos é importante a consideração de alguns aspectos:

  • Garantia de alinhamento dos objetivos departamentais, grupais e individuais aos objetivos e metas estratégicas da empresa;
  • Ter uma clara definição das metas a serem alcançadas, para que não haja problemas no processo de avaliação de resultados;
  • Informar a todos sobre como será feito o processo de apuração das metas definidas e da avaliação dos resultados.

A Remuneração Variável é também, um importante instrumento de auxílio ao alcance de mudanças na cultura organizacional, favorecendo questões como trabalho em equipe, fortalecimento de conceitos de qualidade e melhorias de processos internos.

Quer iniciar a implantação? Nos procure e daremos todo o suporte necessário.

Por: Audrey Faria – Psicologa, Coach e Consultora da Time Consultoria.

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage