Depressão no ambiente de trabalho

Como lidar com a depressão no ambiente de trabalho.

Depressão no Trabalho

Conheça algumas técnicas para lhe auxiliar nesses momentos difíceis

A depressão no ambiente de trabalho é uma das principais causas de incapacidade no trabalho. Embora um aspecto importante da recuperação da doença seja continuar a participar das atividades diárias normais tanto quanto possível, condições de estresse e ansiedade nesse ambiente podem influenciar de forma negativa o quadro depressivo, tais como:

Discriminação ou assédio no emprego;
relacionamento hostil entre chefes e funcionários;
Trabalho com muitas demandas e pressão, que estimula a competitividade ou que atrapalha a vida pessoal;
Insegurança no cargo prejudica o desempenho, especialmente durante tempos econômicos difíceis.

A depressão no ambiente de trabalho pode causar lentidão, dificuldade de concentração e de memória. Mas, como as doenças psiquiátricas ainda são um tabu em alguns ambientes profissionais, muitos funcionários preferem esconder o problema por medo da incompreensão dos chefes e colegas. De fato, muitas empresas ainda não reconhecem a gravidade do distúrbio e tendem a enxergá-lo como uma tristeza passageira ou mesmo falta de interesse.

Se você tem depressão, é primordial estar sob tratamento adequado. Além disso, se você está trabalhando, considere adotar as seguintes estratégias para facilitar seu desempenho:

Coloque sua saúde em primeiro lugar – mesmo em dias atribulados, seu bem-estar não deve estar em segundo plano. Tente fazer pausas para caminhar por alguns minutos. Saiba reconhecer os sintomas do seu problema e como lidar com eles se aparecerem durante o expediente.

Não se cobre demais – saiba reconhecer seus próprios progressos e limitações e lembre-se que problemas são inevitáveis em qualquer emprego. Nos dias em que o trabalho pesar, tente focar nos aspectos positivos da sua função. Mais do que as razões financeiras, trabalhar é importante para sua autoestima.

Defina metas – organizar bem sua agenda profissional é fundamental, assumindo compromissos com prazos possíveis. Faça listas do que você precisa priorizar e mantenha sua mesa e arquivos organizados.

Peça ajuda – é sua decisão contar ao seu empregador sobre a depressão. Mas, se você se sentir sobrecarregado, peça ajuda a um colega ou converse com seu supervisor.

Fonte: Pfizer