Como o seu emprego pode afetar sua saúde

Você já parou para pensar no quanto o seu trabalho afeta sua vida, e principalmente, no quanto ele lhe afeta negativamente?

Trabalho doença
Trabalho doença

Qual a proporção de horas você gasta no seu trabalho durante seu dia? O que é exigido pela legislação? Ou você acaba levando trabalho para casa? Fica até mais tarde muitas vezes? Muitas vezes não dorme pensando nos problemas que precisa resolver no dia seguinte? Saiba que você pode desenvolver diversos problemas por ocorrência disso.

Esse estilo de vida geralmente está associado a vários distúrbios e transtornos, e dependendo do caso, pode até mesmo levar a depressão. Além do mais, as pessoas que trabalham em demasia, muitas vezes podem vir a ter problemas mais graves ainda se por um acaso perdem seu posto ou são mandados embora, pois o medo de falhar é grande.

Um estudo examinou a psicologia por trás desse estilo de vida, e há uma diferença grande entre ser engajado no emprego ou viciado nele, e a última questão realmente traz problemas a saúde.

Problemas que podemos ter devido ao trabalho

1 – Problemas Familiares

Família
Família

O trabalho pode afetar seu relacionamento com seu par romântico ou mesmo com sua família, pois se você pensa mais em trabalhar do que no bem estar das pessoas que você ama, isso te prejudicará de inúmeras maneiras.

Nossa família é o nosso apoio, pois se qualquer coisa ruim acontecer conosco, sabemos que eles estarão lá por nós, nos apoiarão e nos reconfortarão, por isso o valor a família é mais do que essencial, é imprescindível.

Além do mais, casamentos em que uma das duas pessoas trabalha demais, pode dobrar a chance de divórcio, e os filhos podem se afastar dos pais por esse motivo.

Tente equilibrar o tempo em que passa fora de casa com o tempo com sua família, dê atenção a eles, deixe que falem sobre seus dias, arranje programas para que possam fazer juntos e para passar o tempo, tente tirar sua cabeça um pouco de seu emprego.

2 – Comer De Maneira Errada

 

Não só comer de maneira errada faz mal a saúde, mas geralmente pessoas que são viciadas em seu trabalho costumam pular alguma refeição, mesmo com fome, e acabam beliscando besteiras ao longo do dia.

E  ainda o que é pior: comem em suas mesas e comem com pressa, e comer algo com pressa faz você comer mais do que deveria e não da o tempo necessário para que o estômago processe a comida direito.

Tudo isso pode levar ao sedentarismo, ao ganho de peso e a problemas no corpo. Por isso, aproveite seu horário de almoço e faça uma refeição adequada, coma devagar e aproveite o momento para descansar o corpo, a mente e até mesmo o estômago.

3 – Estresse

Estresse no trabalho as vezes acontece, mas quando isso se torna mais comum do que o normal, algo está errado, e isso pode te atrapalhar e te trazer problemas. O estresse excessivo pode atrapalhar a sua produtividade, a sua capacidade de resolver problemas no próprio emprego ou mesmo fora de lá, com sua  família e amigos.

Se você se sente sempre irritado, apático e sente seus músculos muito tensos com frequência, está na hora de tomar algumas atitudes e mudar isso.

O estresse excessivo pode te causar problemas para dormir, e pode atrapalhar o seu desempenho sexual, caso tenha uma vida ativa, e isso acabará afetando em sua vida toda, pois são papéis importantes para a saúde.

No momento que estiver muito irritado, tentar ficar em silêncio e meditar pode ser uma ótima ideia: afastar-se das pessoas e ir a um local silencioso e fechar os olhos pode aliviar a tensão que te cerca.

Procure ver de onde vem sua irritação, se você não está satisfeito  com o seu trabalho ou com algum problema pessoal, tente conversar com os responsáveis e esclarecer a situação.

4 – Problemas Para Dormir

A falta de dormir ou dormir mal pode te causar alterações hormonais e pode te atrapalhar até mesmo em funções cerebrais, afetando sua capacidade de raciocinar direito. Pode causar também o aumento de peso e também há risco de problemas na saúde cardiovascular.

Uma boa noite de sono é essencial para que você possa ter energia durante todo o dia sem ficar irritado e estressado, por isso procure dormir ao menos 8 horas por noite e preste atenção em seus hábitos de sono.

Tente não consumir muita cafeína no fim do dia, desligue as luzes quando for dormir e, se possível, medite um pouco para que não leve seus problemas para o travesseiro.

Se sentir a  falta de sono, você também pode fazer algum exercício durante seu dia, para que se sinta com mais sono a noite. Praticar exercícios é de  extrema importância, pois além de melhorar sua saúde física, pode te livrar da insônia.

Se tem passado por esses pontos constantemente, o ideal é procurar ajuda de um profissional, pode ser um médico ou um psicólogo.

Fonte: Dr. Juliano Pimentel