Como fazer um currículo bem apresentável

como fazer um currículo
como fazer um currículo

Vamos deixar 10 dicas de como fazer um currículo bem apresentável.

Português errado, excesso de informação, fotos inadequadas, letras coloridas… A lista de pecados curriculares não termina aí, e cometê-los pode custar uma boa oportunidade de trabalho. Antes de preparar ou atualizar o currículo, lembre-se de que ele é uma apresentação da sua própria vida.

A seguir, saiba como preparar um currículo com o layout e conteúdo recomendados pelos principais profissionais da área.

  • Dicas 1

Dados pessoais colocados no início facilitam a identificação do candidato. É desnecessário colocar número de documentos ou referências pessoais, exceto quando solicitado pela empresa.

  • Dicas 2

E-mail – Crie um e-mail profissional. Evite e-mails do tipo umagatinha@provedor.com.br

  • Dicas 3

Objetivo – Indique somente uma área de interesse. Caso queira se candidatar a oportunidades de áreas diferentes, é recomendável ter mais de um currículo com objetivos distintos.

  • Dicas 4

Qualificações – Lembre-se de que é um resumo. Destaque no máximo quatro principais qualificações adquiridas em experiências de trabalho formais e informais. Suas inúmeras habilidades poderão ser demonstradas ao longo do processo seletivo.

  • Dicas 5

Formação Acadêmica – Ordene de sua atual ou última graduação para a primeira, obedecendo a seqüência: Curso, Instituição de Ensino, Ano de conclusão ou ano de início e término. Coloque nível técnico ou ensino médio apenas quando for relacionado á formação atual ou área de interesse. O mesmo vale quando já tiver cursado mais de uma graduação.

 

  • Dicas 6

Experiências Profissionais – Mencione o nome da empresa e o período em que atuou lá. Colocar informações sobre a empresa mostra que você se preocupou em contextualizar quem analisa o currículo. É de muito bom tom usar!

  • Dicas 7

Atividades realizadas – Descreva sua experiência de forma objetiva, sempre respondendo á sigla CAR (Contexto, Ação e Resultado).

  • Dicas 8

Idiomas – Ao citar idiomas, detalhe seu nível de proficiência. Experiências de intercâmbio também são muito valorizadas. Lembre-se disso!

  • Dicas 9

Formação Complementar – Inclua os treinamentos e cursos que fizer, desde que tenham afinidade com a futura área de atuação.

  • Dicas 10

Atividades Complementares – Aproveite esse espaço para valorizar atividades exercidas por você no meio acadêmico e social.

 

exemplo currículo

 

Fonte: http://www.nube.com.br/estudantes/dicas/curriculo