Clima Organizacional – O que é e como fazer

Clima Organizacional é o sentimento que se expressa por todos na empresa em um momento ou determinado período.

Ele pode ser positivo ou negativo e reflete basicamente as atitudes e virtudes do comando da empresa, o ambiente dos companheiros de trabalho, as ações governamentais, a concorrência e o desenvolvimento dos produtos frente ao mercado.

Diversas empresas sucumbiram por falta de bom entendimento entre seus clientes internos, porém outras avançaram rapidamente quando atingiram um alto grau de satisfação entre seus colaboradores, por isso investir no conhecimento do Clima Organizacional em tempo real é uma estratégia que tem sido bem utilizada.

A pesquisa de Clima Organizacional é uma forma estruturada de apurar o nível de satisfação dos colaboradores, através de mecanismo neutro – não influenciável.

POR QUE FAZER:

Para garantir que as ações implementadas sejam compatíveis com as expectativas dos colaboradores e que estas estejam alinhadas com o potencial da empresa, otimizando os investimentos em Recursos Humanos.

Para criar um clima de crescente motivação entre todos, gerando espírito participativo, levando a empresa a atingir excelentes níveis de produtividade e comprometimento.

Segundo Dr. Phil Smith, psicólogo organizacional que atuou no Reino Unido e Hong Kong, revendo estudos de trabalhadores demitidos, observou três aspectos da demissão: exaustão emocional, despersonalização, diminuição de realização pessoal. O fator exaustão emocional é o mais sensitivo dos fatores o qual, negativamente, influencia o clima da organização e também representa um forte prognóstico de que o problema está muito ligado com a empresa. Dr. Smith ainda aponta, “Enquanto um bom clima emocional não é auto-suficiente para assegurar o sucesso, um clima ruim certamente o impede.”

O objetivo da ferramenta é ajudar a descobrir o que (des)motiva os empregados a trabalhar com maior produtividade e buscando competitividade.

Veja também: Descrição de Cargos – Entendendo o que é

Tipos de Pesquisa de Clima Organizacional

-Diagnóstico Qualitativo

-Pesquisa Quantitativa

Tipos de Aplicação

-Grupos de foco.

-Sessões de aplicação do questionário a grupos de empregados.

-Campanha de marketing interno para preenchimento do questionário à distância.

Fatores relevantes na elaboração do questionário para pesquisa de Clima Organizacional: 

– Salários e Benefícios

– Desenvolvimento Profissional

– Relacionamento entre os Setores

– Ambiente Interno de Trabalho

– Capacitação e Treinamento

– Condições de Trabalho

– Organização

– Supervisão / Chefia

– Comunicação Interna

– Outros

Plano de ação

De nada adianta ter os dados sem uma elaboração de planos de ação para solucionar efetivamente os problemas identificados.

O ideal é avaliar individualmente, por setores e departamentos, estabelecendo os problemas de atuação, relacionamento, sugestões e ideias.

Os dados serão compilados e o relatório final será apresentado à Diretoria.

Por: Audrey Faria – Psicóloga, Coaching e Consultora de RH