AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS

Avaliação de Desempenho por Competências é diferente das avaliações de desempenho tradicionais, pois além de avaliar o indivíduo em suas competências técnicas e competências comportamentais, tem como objetivo avaliar o quanto ele entrega destas para a empresa.

Ao se aplicar a Avaliação de Desempenho por Competências o objetivo é mensurar se o colaborador tem apresentado comportamentos que expressem as competências requeridas pela empresa.

O que é:

É uma forma estruturada de mensurar a atuação do profissional, relacionando-a com aquelas competências consideradas ideais para o exercício de sua função e para a realização dos objetivos organizacionais.

Com ela, você entende em que fase o colaborador está no momento e quais pontos devem ser desenvolvidos, fornecendo uma compreensão mais detalhada e diferenciada sobre quais competências são necessárias a nível estratégico (ou seja, relacionado aos objetivos organizacionais) e da própria função do funcionário.

Por que Fazer:

Na avaliação de desempenho por competências, o colaborador tem um papel ativo na sua avaliação e no seu desenvolvimento, uma vez que participa da avaliação, ajudando a definir seus pontos fortes e fracos, bem como seu potencial.

Em virtude disso, adquire maior compromisso com o seu desenvolvimento, pois participa do processo de definição de suas próprias metas e objetivos. O papel do gestor é de auxiliar o colaborador a relacionar o seu desempenho, o seu potencial e objetivos às necessidades e à realidade da empresa, traçando com ele um plano de desenvolvimento.

A metodologia imprime objetividade e transparência no processo, transmitindo confiabilidade ao mesmo, na proporção em que diminui as percepções subjetivas.

Benefícios:

  • Informações concisas para montagem do plano de treinamento individual e de equipe;
  • Valorização e motivação da equipe de acordo com suas competências comportamentais e técnicas;
  • Julgamento sistemático para fundamentar aumentos salariais, promoções e transferências internas;
  • Princípio de reconhecimento e de valorização justo e coerente;
  • Feedback aos colaboradores transmitindo nível de satisfação com o desempenho individual e de equipe e sugerindo pontos a melhorar em seu comportamento, habilidades e conhecimentos técnicos;
  • Critérios para fundamentar um programa de remuneração variável.

Resultados:

Implantando a Avaliação de Desempenho por Competência em sua Empresa, há a oportunidade em:

  • Equipe de profissionais mais habilidosos e produtivos;
  • Possibilidade de mudança cultural da empresa implicando na geração elevada de responsabilidade e de autonomia por parte dos profissionais;
  • Implantação de um processo facilitador no autoconhecimento, autocrítica e melhoria contínua dos funcionários;
  • Suporte a outros processos da empresa, como: planejamento de carreira, implantação do plano de cargos e salários variável, recrutamento interno, recolocações e demandas para treinamento;
  • Aumento da motivação dos colaboradores;
  • Conhecimento maior dos profissionais que compõe a Empresa;

A TIME Consultoria desenvolve esta ferramenta de forma inovadora e baseadas em Técnicas de Competência. 

Atuamos em todo o projeto, do diagnóstico a tabulação do resultado. Além disso, temos um programa de Mentoria a qual apoiamos e orientamos o setor de RH nas atuações após a obtenção dos resultados.

Nossa metodologia de resultados é a matriz Ninebox (prática mais atual do mercado)

Nos consulte.