Veja como descobrir se você causou uma boa impressão na entrevista de emprego e foi bem na disputa por uma vaga de trabalho!
Você pode sair destruído da conversa e acabar conseguindo a vaga ou, pior, ficar cheio de esperança de que em breve irá começar um emprego novo e não ser selecionado.
De fato, não dá para saber com certeza se a vaga está garantida ou não, no entanto, é possível identificar alguns sinais que apontam se você pelo menos conquistou um lugar entre os candidatos preferidos.
Primeiro de tudo, fazer bonito na entrevista de emprego não é nenhum bicho de sete cabeças.
Como saber se você passou na entrevista de emprego
Como explica a Love Mondays, “grande parte dos recrutadores não demonstram ter gostado ou desgostado do candidato logo de cara”.
E mesmo que tenham gostado, isso não é garantia de que você continua na disputa pela vaga.
O ideal, portanto, é fazer a si mesmo algumas perguntinhas depois da entrevista para ter alguma ideia se impressionou ou não o entrevistador, provavelmente certeza do resultado você não vai ter, mas pode obter uma boa noção do seu desempenho.
As perguntas são simples e você deve responder com sinceridade. Anote aí:
Praticamente só uma pessoa falou?
Você falou o suficiente ou se comportou como se estivesse em um interrogatório?
Acima de tudo, busque o equilíbrio, ou seja falar demais é um mau sinal e Falar de menos, também.
Apenas responder roboticamente às perguntas do entrevistador, então, rende muitos pontos a menos.
A entrevista ideal, no entanto acontece como uma conversa, em que ambas as partes conseguem falar o suficiente.
Nunca é longa demais nem curta demais e se só uma das partes fala, tem algo de errado aí.
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Foi para a entrevista de emprego sem conhecer bem a empresa?
Se antes da entrevista você estudou a empresa em detalhes, consequentemente já ganhou muitos pontos na frente dos demais candidatos.
Certamente mesmo sem precisar falar muito sobre o assunto, o entrevistador percebe quem tem ou não conhecimento sobre o futuro local de trabalho.
Entretanto, evite repetir tudo o que aprendeu para o recrutador, como se tivesse decorado a história da empresa, pois vai soar forçado.
As pausas entre uma pergunta e outra te incomodaram?
Aqueles momentos de silêncio que parecem feitos de propósito pelo entrevistador são um teste para a sua ansiedade.
- O que aconteceu entre uma pausa e outra?
- Você aceitou o silêncio ou precisou preencher o momento com alguma conversa?
A entrevista não é uma corrida contra o tempo, portanto mostrar-se centrado e paciente, rende pontos a mais.
Ah, e nunca, em hipótese alguma, interrompa o recrutador.
4. Você vendeu demais o seu peixe?
Durante a conversa, você falou de todos os seus pontos fortes, de todas as suas histórias de sucesso e do quanto você é a pessoa ideal para aquela vaga?
Sim? Bom, então você pode ter um problema.
A dica em entrevistas é não se vender como a pessoa mais maravilhosa do mundo ou o candidato perfeito para a posição.
Falar sobre si mesmo é importante e necessário, mas é fundamental expor os fatos que comprovam sua experiência.
Só dizer que é um excelente profissional, que é disputado por todas as empresas, que merece um salário milionário, não quer dizer absolutamente nada.
Durante a conversa, soltou alguma mentirinha?
Muitas vezes para impressionar o entrevistador, tem candidato que solta aquela mentirinha inofensiva, que parece que não vai dar em nada.
No entanto, mesmo sendo algo simples, fazer isso pode determinar sua reprova.
Certamente muitas vezes, a empresa pode verificar as informações através de: redes sociais, pessoas conhecidas, empregos anteriores.
Além disso, posterior a contratação ainda é possível serem descobertas algumas informações desencontradas, o que pode gerar a queima da imagem do profissional e até gerar uma possível demissão.
Claramente não é necessário falar tudo sobre você, principalmente os pontos negativos.
Entretanto é possível omitir detalhes que possam lhe prejudicar nesse primeiro momento.
Deu aquelas respostas prontas, feitas para impressionar?
Tem uma pergunta clássica das entrevistas que é: “Quais são os seus pontos fracos? ”. No intuito de impressionar o entrevistador, o candidato responde rapidamente: “Sou muito perfeccionista, não sei a hora de parar, sou muito comprometido, exigente, etc.”.
Essa tentativa de manipular respostas tem um efeito terrível na entrevista. Na prática, o candidato está querendo convencer o entrevistador – um profissional treinado – de que ele é tão especial que até seus defeitos podem ser vistos como qualidades.
Fuja desse padrão. Não precisa impressionar o entrevistador em tudo.
Às vezes, ser simples e honesto é o melhor caminho. Você pode, sem medo, contar um ponto fraco que identificou em sua carreira e contar o que está fazendo para melhorar. Pode revelar, por exemplo, que percebeu que o seu inglês não era muito bom e que foi fazer um curso para adquirir fluência no idioma – desde que seja verdade, claro!
Agora vamos fazer uma análise simples para descobrir se você tem chances de conseguir aquela vaga:
- Se você respondeu SIM à maioria das perguntas, então suas chances de entrar num novo emprego são pequenas. A nossa dica é que você estude e pratique bastante antes da próxima entrevista. Impressionar o entrevistador pode ser mais fácil do que você imagina, mas exige, sobretudo, preparação, olhar atento e honestidade.
- Se você respondeu NÃO à maioria das questões, então suas chances de conseguir um novo emprego são grandes, pode acreditar!
Fonte: GuiaDaCarreira – Via: Love Mondays