Planejamento Estratégico

5 Questões fundamentais para iniciar o Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico é uma competência da administração que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização.

Muitas empresas de pequeno a médio porte consideram esta ferramenta exclusiva e focada apenas para grandes empresas.

Muito pelo contrário, o planejamento estratégico, porém é considerado útil e imprescindível até para empresas com apenas um empreendedor, pois é através dela que se dará para onde a empresa pretende seguir.

Alguns itens e passos cruciais são: missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e seu posterior acompanhamento.

A importância do planejamento estratégico

Para atingir qualquer objetivo, você precisa saber o que quer alcançar.

Sem esse direcionamento sua empresa vai acabar navegando sem um norte e pode chegar a um lugar que não seja estratégico.

Primeiro de tudo, não pense que só as grandes empresas se beneficiam de um bom planejamento.

Isto é, micro e pequenos negócios também podem abrir vantagem contra seus concorrentes quando planejam e executam bem suas ações.

Quando começar a planejar

Muitas pessoas acham que existe um período específico no ano em que devem fazer seu planejamento, mas a verdade é que isso vai depender muito do ciclo da sua empresa.

Imagine que você  tem uma indústria siderúrgica, sendo assim seu planejamento irá se concentrar em ações a  longo prazo, porque o cenário em que sua empresa está inserida não varia tanto de um ano para o outro.

Frequentemente, as indústrias planejam suas ações para ciclos de 2 a 5 anos.

Agora imagine uma empresa de tecnologia que vivencia uma disrupção há cada 3 meses, portanto seu planejamento terá que ser feito nessa mesma velocidade.

Check-list do planejamento Estratégico

A primeira etapa do planejamento, depois de definir o ciclo do negócio, é reunir as pessoas que vão fazer o planeamento acontecer.

Apesar do engajamento de todos os colaboradores seja importante, nesse momento apenas aquelas pessoas que têm poder de decisão, devem se envolver.

Acima de tudo, é importante frisar que a ferramenta é muito mais funcional quando realizada fora do ambiente de trabalho.

Durante a elaboração do planejamento, é necessário ter tempo para refletir sobre o futuro do negócio profundamente e estando dentro da empresa no entanto dificilmente isso vai acontecer.

Porque é possível o gestor não conseguir se desligar totalmente e também as próprias pessoas da empresa não respeitarem aquele momento.

Inicialmente é realizado um braistorming, a fim de  reunir o maior número possível de ideias.

Uma dica é primordialmente ter a figura de um mediador que vai organizar os momentos e garantir que todos os pontos de vista sejam ouvidos.

Depois dessa apresentação, você deve agrupar as ideias por “sonhos semelhantes” como tecnologias, pessoas etc.

Depois de ter tudo isso bem definido, é hora do segundo passo: entender o que impede sua empresa de atingir esses resultados.

No entanto, é bom estar alerta, pois um erro muito comum na hora de levantar essas barreiras é cair no discurso de que “falta dinheiro” ou “faltam recursos”.

Pois o problema é que, quando você usa a palavra “falta”, seu cérebro vai automaticamente entender que não pode fazer nada sobre esse assunto, quando, na verdade, você pode mudar o cenário.

Veja as 05 questões que Peter Drucker, considerado o pai do Planejamento Estratégico sugere para iniciar o processo de planejamento estratégico na empresa:

Qual é o nosso negócio (Missão?)

  • Onde pretendemos chegar?
  • Que resultados específicos desejamos?
  • Quais são nossos pontos fortes e fracos?
  • Será que nossa Missão precisa ser repensada?

Quem é o nosso cliente? 

  • Quem são os nossos principais clientes? [perfil, tipo, segmento]
  • E quem são nossos clientes secundários?
  • Os nossos clientes mudaram ultimamente? [suas preferências, perfil]
  • Quais os clientes [perfil, tipo, segmento] que precisamos atrair ou descartar?

A que nossos clientes atribuem valor? 

  • Afinal, o que nossos principais clientes valorizam?
  • E os clientes secundários, o que eles percebem como valor em nossos produtos?
  • Consequentemente, estamos conseguindo oferecer o que eles valorizam?
  • Como poderemos utilizar o que nossos clientes valorizam para sermos mais eficazes?
  • Que informação adicional precisamos?

Quais são os nossos resultados?

  • O que são “resultados” em nossa organização?
  • Até que ponto conseguimos obter esses resultados?
  • Como estamos utilizando nossos recursos para obter esses resultados?

Qual é o nosso plano?

  • O que aprendemos até aqui, e o que recomendamos [como direção a seguir e ponto de chegada]?
  • Em que elementos vamos focar nosso esforço?
  • Existe algo que deveremos fazer de um modo diferente do atual?
  • Qual é nosso plano para atingir resultados?
  • [Para cada gestor ou decisor: Qual é o meu plano para atingir resultados na minha área de responsabilidade?].
  • Quais são os objetivos a atingir?
  • Qual é minha visão de futuro?
  • Como vou fazer?
  • Com quem vou fazer isso?
  • Quanto vai custar?
  • Como vou monitorar se estou no caminho certo depois de tomar as decisões?

A Time Consultoria pode lhe apoiar nesta implantação ou renovação. Entre em contato conosco.

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