Auto conhecimento

5 Ferramentas para desenvolver o auto conhecimento

Primeiro de tudo, auto conhecimento é um processo de tomada de consciência das características individuais, consequentemente possibilitando o processo de gerenciamento de si mesmo e implicando o confronto entre a autopercepção e o feedback dos demais.

POR QUE É IMPORTANTE?

Acima de tudo, para quem não sabe o que é melhor para si corre o risco de deixar passar boas oportunidades ou de receber oportunidades que não o farão plenamente satisfeito.

Sendo assim, quando se investe constantemente em auto conhecimento é possível maior controle emocional individual, consciência das limitações, conhecimento de seu próprio valor e uma proporção de elevado equilíbrio para lidar com as adversidades do dia-a-dia.

No entanto, caminhar no processo de auto conhecimento significa desenvolver gradativamente o respeito aos que estão a nossa volta, consequentemente impedindo que façamos projeções triviais e levianas de nossas deficiências nos outros.

PERGUNTAS PARA COMEÇAR

O processo de Coaching nos auxilia muito neste processo, veja algumas perguntas que podem lhe auxiliar nesta reflexão acentuada para iniciar o processo de auto conhecimento.

  1. Quais são seus cinco maiores talentos?
  2. Quando você pensa sobre si quais são suas principais características?
  3. Quais são seus principais objetivos pessoais ou profissionais a serem atingidos daqui a um ano?
  4. O que gosto de fazer?
  5. No que me considero bom?
  6. O que faço naturalmente bem?
  7. Quais são as situações que me dão satisfação?
  8. O que gosto tanto que até pagaria para fazer?
  9. Quais as áreas ou temas que sou apaixonado?
  10. Quais são os meus principais papeis na minha vida?
  11. Para exercê-los de forma eficiente, quais são meus pontos fortes/fracos em cada um deles?
  12. Qual é o meu diferencial perante os outros profissionais na minha empresa?

Como resultado, somos instigados à questionamentos sobre nós mesmos e nosso papel.

Da mesma forma nos tornarmos cada dia melhores e confiantes para desenvolver e executar sonhos, planos e metas, descobrindo qualidades, habilidades e valores.

Além disso, é claro, conseguimos reconhecer o que precisa ser melhorado e ter forças para executar essa tarefa, muitas vezes dolorosa, entretanto muito compensatória.

FERRAMENTAS 

Veja dicas de ferramentas e testes que utilizamos em nossos programas de desenvolvimento de profissionais para explorar o autoconhecimento, sendo que estão disponíveis nas metodologias de coaching, liderança, psicologia, etc.

Estão disponibilizadas na rede de forma online e gratuita, portanto não deixe de aproveitar.

  1. Janela de Johari: É uma ferramenta conceitual, criada por Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955, que tem como objetivo auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo;
  2. Roda da vida: A roda da vida é um sistema de auto-avaliação, originalmente desenvolvido pelos hindus, e é uma das ferramentas mais simples e mais utilizadas por coaches profissionais para mapear como estão as principais áreas da vida de uma pessoa em um determinado momento.
  3. Matriz SWOT: SWOT é um termo em inglês que se refere a um conjunto de quatro palavras: “Strengths”, “Weaknesses”, “Opportunities” e “Threats”. Traduzidas para o português, elas significam “Forças”, “Fraquezas”, “Oportunidades” e “Ameaças”.
  4. Motivograma: A pirâmide de Maslow é uma das mais conhecidas teorias da motivação. Aproveitando esta teoria, foi elaborado a ferramenta Motivograma avalia pontualmente a estrutura motivacional de um participante, de uma equipe ou de uma organização naquele momento.
  5. Eneagrama: O eneagrama é um teste dividido em 09 personalidade, portanto sua função é mapear a personalidade, conscientizando sobre padrões de comportamento que são construtivos e destrutivos e oferecendo alternativas para desenvolvimento.

Certamente ao investir em auto conhecimento, o indivíduo é capaz de progredir em sua carreira profissional e acima de tudo se tornar um indivíduo melhor.

Agora é hora de começar a jornada.

Por: Audrey Faria – Psicóloga, Coaching e Consultora de RH

Partes: IBC Coaching, SBC, Portal sem fronteiras

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage