Dinâmica de Grupo

08 Dicas para se preparar para a dinâmica de grupo no processo seletivo

Uma das etapas mais importantes do processos seletivo, a dinâmica de grupo é uma atividade que exige bastante preparo.

Todas as suas atitudes serão avaliadas, desde o momento que você chega na empresa até a hora de ir embora, além do seu comportamento diante dos outros participantes.

A dinâmica é a atividade que leva o grupo a uma movimentação, a um trabalho em que se perceba, por exemplo, como cada pessoa se comporta em grupo, como é a comunicação, o nível de iniciativa, a liderança, o processo de pensamento, o nível de frustração, se aceita bem o fato de não ter sua idéia levada em conta.

Além disso, os selecionadores usam essa técnica para descobrir e avaliar como o participante se comporta em um ambiente não controlado, aproximando da realidade que se encontra na empresa na rotina do dia-a-dia.

Veja como se preparar para o tão esperado dia.

1. Durma cedo

Uma noite com qualidade com toda a certeza fará muita diferença em seu desempenho no processo seletivo, além de maior disposição com certeza mais descansado você conseguirá refletir melhor nas atitudes a serem tomadas.

2. Alimentação leve

Tente manter no dia anterior e antes de ir para o local uma alimentação leve, além de gerar mais disposição não corre o risco de ter uma indigestão e não poder comparecer.

3. Faça atividades para relaxar

Com toda a certeza os dias que antecedem a tão esperada entrevista/dinâmica deixam qualquer um mais ansioso que o comum, sendo assim, tente fazer atividades que relaxam, como atividades físicas (se já estiver em uma rotina de exercícios, afinal, começar próximo a data pode te deixar com dores musculares que lhe prejudicarão na sua mobilidade), leitura, assistir filmes, encontrar amigos, etc

Veja Também: Entrevista de emprego – 05 melhores respostas para as perguntas mais difíceis

4. Invista em Auto conhecimento

Há uma grande chance de uma das dinâmicas de grupo serem sobre sua apresentação pessoal. Sendo assim, quanto mais você estiver ciente de suas potencialidades, objetivos, pontos a melhorar, metas pessoais e profissionais, mais segurança irá transmitir quando for realizar essa apresentação.

5. Faça uma retrospectiva pessoal

Relembre toda a sua trajetória profissional e acadêmica até o momento. Se possível escreva para ficar bem destacado suas principais conquistas e desafios. Tenha claro para si, por quais motivos seguiu determinado caminho profissional.

6. Aprofunde a pesquisa sobre a empresa

É muito bem visto dentre os recrutadores, os candidatos que se informam sobre a empresa.

Além disso os pontos de aderência entre a cultura da empresa e seus valores serão mais cobrados na fase de dinâmica de grupo.

7. Conheça as competências exigidas para a vaga

Provavelmente será em cima delas que as dinâmicas serão preparadas e as características avaliadas.

8. Reserve tempo

Se programe com antecedência para não ter compromissos muito próximos ao horário agendado da dinâmica de grupo, normalmente esta atividade consome de duas a quatro horas. Caso você esteja empregado peça ou a manhã ou a tarde de folga. Evite constrangimentos.

Não há como prever o tipo de dinâmica que você enfrentará, nem quais características serão abordadas e avaliadas durante este período, exatamente por isso o ideal é que o candidato tenha profundo conhecimento de si e esteja preparado para fazer o seu melhor.

Gostaria de mais dicas e suporte para concorrer a uma nova oportunidade? Entre em contato conosco.

Por: Audrey Faria – Psicóloga, Coching e consultora de RH

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage