Conflito

03 formas de minimizar os conflitos na empresa

Conflito é uma situação que se caracteriza por escassez de recursos e por um sentimento de hostilidade.

Portanto, é uma situação em que dois ou mais objetivos, pertencentes a uma ou mais pessoas, são mutuamente exclusivos, gerando atitudes de hostilidade.

Sendo assim, as pessoas envolvidas provavelmente desenvolvem uma atitude negativa em relação umas às outras, certamente o que afeta diretamente o ambiente de trabalho.

Por que o conflito acontece?

Inegavelmente os conflitos surgem porque as pessoas têm interesse, objetivos e prioridades diferentes.

A situação torna-se complicada consequentemente porque a nossa esfera individual interage com a de muitas outras pessoas.

Se para algumas situações de potencial conflito existem normas (leis, costumes, etc.) para as resolver, para outras, portanto, não as há.

A situação ficará, neste último caso, entregue ao discernimento das partes, o que eventualmente gera certa inflexibilidade na resolução.

O conflito é sempre ruim?

O conflito entretanto, nem sempre pode ser considerado de todo negativo.

Isso porque é neste momento que as pessoas envolvidas saem de sua zona de conforto.

Como resultado ainda provavelmente o conflito é fonte de ideias novas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos.

Inegavelmente o que se revela positivo, pois permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores.

Ademais é a maneira como lidamos com eles é que pode gerar situações negativas.

Administração do conflito

A administração de conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.

É um processo onde uma das partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses.

É impossível evitar o conflito completamente, mas existem 03 fatores-chaves para resolvê-los ou minimizá-los:

  1. Reconhecer as dificuldades quando elas ocorrem.
  2. Decidir quando um problema é sério o suficiente para justificar uma intervenção.
  3. Agir baseado no conhecimento do que deveria ser feito para obter o melhor resultado.

Técnica ERI (Emoção – Razão – Intuição)

O Modelo ERI (Emoção – Razão – Intuição) foi criado pelo autor Gini Graham Scott no livro Trabalhe comigo – Resolvendo conflitos em seu ambiente de trabalho, e ele é utilizado para resolução dos conflitos no ambiente de trabalho.

Ele consiste basicamente em trabalhar através de etapas que visam a acalmar as emoções na situação – as duas próprias ou as de qualquer outra pessoa envolvida.

Depois você utiliza a razão para avaliar e entender a situação e as personalidades envolvidas, e o próximo passo é usar a intuição para pensar em possíveis soluções e alternativas.

Por fim, você volta a razão, a fim de avaliar as possibilidades de solução, e para a intuição a fim de escolher sua resposta final para a situação difícil.

Fazer isso de maneira eficaz envolve tirar a bagagem emocional do caminho, adquirir percepção dos fatores que contribuem para o problema e escolher sabiamente dentro de um repertório de respostas possíveis.

Baseia-se o método nas circunstâncias, personalidades, interesses e necessidades das pessoas envolvidas.

O sucesso em escolher soluções dependerá de quão bem sucedido a pessoa for adotando os seguintes passos:

  • Controlar, neutralizar ou eliminar o ambiente emocional negativo que está contribuindo para o problema e bloqueando a solução;
  • Fazer uma avaliação racional das alternativas disponíveis;
  • Determinar intuitivamente as melhores escolhas para lidar com a situação.

Utilizando a Pesquisa de Clima para amenizar os conflitos

Outra técnica mais estruturada para diagnosticar um possível problema no ambiente é aplicar a pesquisa de clima organizacional.

Primeiro de tudo, através da ferramenta é possível garantir que as ações implementadas sejam compatíveis com as expectativas dos colaboradores além dos planos organizacionais, otimizando os investimentos no setor.

Como resultado é possível, criar um clima de crescente motivação entre todos, gerando espírito participativo, levando a empresa a atingir excelentes níveis de produtividade e comprometimento.

Quer apoio para traçar estratégias para lidar com sua equipe? Entre em contato.

 

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